Acesso com certificado digital no Receita/PR

O certificado digital é um documento eletrônico que garante proteção às transações on-line e a troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Contém um conjunto de informações da certificadora que o expediu, que permitem atestar a identidade do titular. Ao ser instalado no computador e usado numa dessas ações pelo titular, por meio de software capaz de operá-lo, o certificado dá garantias dessa identidade para as partes envolvidas.
Com este dispositivo, os sistemas de informação podem validar e reforçar os mecanismos de segurança online, utilizando a tecnologia para garantir a privacidade e confirmar a autenticidade das informações do usuário.

 
Benefícios

Entre os principais benefícios do uso do certificado digital, destacam-se:

  • Economia de tempo e redução de custos
  • Desburocratização de processos
  • Garantia de validade jurídica nos documentos/transações eletrônicos
  • Possibilidade de eliminação do papel
 
Instalação do certificado

Para acessar os serviços do Receita/PR com seu certificado digital ou assinar digitalmente um termo de adesão no serviço Torne-se usuário do Receita/PR é necessário configurar seu computador, caso ele ainda não esteja. Para isto, verifique com a pessoa que presta suporte em informática para a sua empresa quanto aos requisitos técnicos para a instalação de aplicativos que permitam acessar com seu certificado digital.
Abaixo indicamos, links dos principais fornecedores de token para acessar manuais e drivers de instalação:

Atenção: para se tornar usuário, utilize somente os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.

 
Certificado digital no Receita/PR
 
Perguntas mais frequentes
 
A partir de agora, é obrigatório o uso do certificado digital para utilizar o portal Receita/PR?

Não. O uso, tanto para solicitação de acesso ao portal quanto para a sua utilização, é totalmente opcional. 

 
Já possuo uma chave com chave/senha no Receita/PR. Preciso fazer uma nova solicitação para utilizar o portal com certificado digital?

Não. Os usuários que já possuem chave no portal podem utilizar o certificado para fazer login automaticamente.

 
Fiz a solicitação de uso do Receita/PR por certificado digital. Preciso imprimir o Termo de Adesão, reconhecer firma em cartório e enviar a Secretaria da Fazenda?

Não. Quem realizou com sucesso a solicitação de uso assinando digitalmente o Termo de Adesão tornou-se usuário automaticamente.

 
Fiz uma solicitação de uso do Receita/PR por certificado digital, mas estou sem o meu token. Posso utilizar o Receita/PR por chave/senha?

Sim. A chave de acesso é o seu CPF. Caso você não tenha o email com a senha provisória, pode adquirir uma nova em "Esqueci Minha Senha".

 
Preciso instalar algum software para utilizar o certificado digital?

Não. Para utilizá-lo basta instalar a extensão no navegador e o plugin no computador do usuário. Veja mais informações.

 
Posso utilizar procuração eletrônica com certificado digital?

Não. O certificado digital deve ser do próprio usuário.

 
Posso utilizar e-CNPJ?

Não. O portal utiliza o CPF como chave e, portanto, somente e-CPF.

 
Não consigo utilizar no Internet Explorer. Há algum problema?

Não. Utilize o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, pois são os navegadores que possuem as extensões necessárias para utilização do certificado.

 
Não consigo com certificado A1. O que houve?

Em alguns casos, não está sendo possível a utilização desse tipo de certificado. O motivo é que estes certificados possuem um campo que está em formato diferente dos certificados A3.