Canais de atendimento

A Secretaria da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual do Paraná (REPR) disponibilizam, através de seus canais de atendimento, condições para que o cidadão possa sanar suas dúvidas e se manifestar a respeito de sua atuação e de seus serviços prestados. Somente por meio da ação e colaboração de cada cidadão, será possível realizar modificações e aperfeiçoamentos em sua administração.

 
Nota Paraná

Se sua dúvida estiver relacionada ao programa Nota Paraná, entre em contato pelo WhatsApp (44) 99122-1756 ou:

Das 7h às 19h, em dias úteis:

  • Curitiba e Região: 3200-5004
  • Demais localidades: 0800-644-0934

Se o seu pedido for de alteração de e-mail, encaminhe um documento de identificação com foto para queroalterar@notaparana.pr.gov.br.

Em caso de reclamação referente à nota fiscal, você pode cadastrá-la diretamente no sítio Nota Paraná, na aba "Minhas Reclamações". Por meio dessa ferramenta, o sistema registra todas as informações e as encaminha ao lojista, que terá um prazo de 15 dias para responder.

Ainda é possível consultar as perguntas mais frequentes sobre o programa.

 
Portal de Atendimento

Visite nosso Portal de Atendimento.

 
Perguntas frequentes

Confira se a sua dúvida já não está esclarecida nas perguntas frequentes do Portal de Atendimento.

 
Tira-dúvidas - Chatbots: IPVA, Cadin, Cadastro e Nota Paraná

Se você tem dúvidas relacionadas a IPVA, Cadin, Cadastro do ICMS ou Nota Paraná, acesse os nossos canais virtuais de conversação.

 
Fale Conosco

Você pode enviar sua dúvida para o SAC, por escrito, pelo Fale Conosco. A resposta será enviada em até 24 horas em dias úteis pelo e-mail informado.

 
SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão

O Serviço de Atendimento ao Cidadão da Receita Estadual do Paraná está à disposição para atender a dúvidas técnicas relacionadas à legislação tributária (ICMS, IPVA e ITCMD) e aos sistemas operacionais inerentes à arrecadação de tributos.

Você pode enviar sua dúvida para o SAC, por escrito, pelo Fale Conosco. A resposta será enviada em até 24 horas em dias úteis pelo e-mail informado.

Ou, se preferir, pode ligar para os seguintes telefones:

  • Curitiba e Região: 3200-5009
  • Demais localidades: 0800-041-1528

Horário de atendimento do SAC: das 7h às 19h, em dias úteis.

 
Agências da Receita Estadual

O atendimento presencial ao público é realizado apenas em algumas Unidades da Receita Estadual e de forma agendada.

Veja sobre agendamento ou consulte informações sobre as Unidades da Receita Estadual.

 
Agendamento

Saiba em quais Unidades da Receita Estadual são realizados atendimentos presenciais agendados e também como agendar, consultar, cancelar ou reagendar o atendimento em nosso Portal de Atendimento/Agendamento.

 
e-Protocolo

Abrir um protocolo.

Consultar o andamento de um protocolo.

 
Vídeo de apresentação

Assista ao vídeo de apresentação dos Canais de Atendimento, para obter mais informações.

 
Ouvidoria

A Ouvidoria é o canal de comunicação que faz a ligação entre o cidadão e as diversas áreas da Secretaria de Fazenda (Sefa) e da Receita Estadual do Paraná (REPR).

Se você tem solicitações, sugestões, reclamações, denúncias ou elogios, entre em contato com o Ouvidor da Sefa e da REPR ou consulte sua reivindicação.

A Ouvidoria buscará a melhor forma de auxiliá-lo.

 
Acesso à informação

A Sefa e a REPR disponibilizam inúmeras informações fazendárias na página da Transparência Fazendária e no Portal da Transparência do Estado. No entanto, se você não encontrar o(s) dado(s) que deseja, utilize o requerimento de acesso à informação para solicitá-lo(s) com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

 
Denúncias de corrupção

Em caso de denúncias de corrupção, acesse o canal de denúncia e preencha todos os campos solicitados no formulário. Ou entre em contato pelo telefone (41) 3235-8095, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, em dias úteis. A proteção à identidade do denunciante está garantida pela Resolução nº 38 da Controladoria Geral do Estado e normas afins vigentes.

 
Pesquisa de satisfação

Você ainda pode nos ajudar a melhorar a qualidade de nosso atendimento. Basta responder à pesquisa de satisfação sobre a Ouvidoria ou à pesquisa de satisfação sobre a prestação de nossos serviços.

Ainda é possível registrar as suas reivindicações e dúvidas de ouvidoria, acesso à informação ou denúncia por meio da Controladoria Geral do Estado:

  • Fone: 0800 041 11 13, das 8h30 às 18h, em dias úteis
  • WhatsApp: (41) 3883-4014

 

Para mais informações, acesse as perguntas frequentes sobre o serviço de ouvidoria e/ou a Cartilha do Cidadão.

Estamos à disposição.

Coordenadora do programa Nota Paraná:

Marta Jandira Gambini

SAC da Receita Estadual:

Michele Frizzo Enriquez

Agente de Ouvidoria e Transparência - Sefa:

Clarice Kusma Baisan Fernandes

Ouvidor - REPR:

Davidson Benjamin Lessa Mendes

Corregedor Geral:

Laércio Lopes de Araujo