Canais de Atendimento

 
Atendimento ao Cidadão – Receita Estadual

1 - Em Perguntas Frequentes é possível sanar a sua dúvida tributária de forma rápida e fácil.

2 - O Portal de Atendimento da Receita Estadual (REPR) reúne várias informações úteis, dentre elas o agendamento para atendimento presencial, link para consultar a legislação tributária, dentre outros..

3 - Através de nossos Canais Virtuais você pode acessar os seguintes assistentes de conversação: 

Tira-dúvidas - IPVA,
Tira-dúvidas - Cadin ou
Tira-dúvidas - Cadastro do ICMS

4 - O Fale Conosco é o canal destinado a atender dúvidas sobre a legislação tributária ou sobre os sistemas operacionais da Receita Estadual. Você pode enviar seu questionamento, por escrito, para o SAC e receber a resposta em até 24h, em dias úteis, pelo e-mail informado. Em determinados casos, será gerada uma ocorrência para um auditor fiscal, com prazo de 48h para resposta, em dias úteis.

5 - Ainda é possível o atendimento por telefone, através do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC - REPR), que está à disposição para lhe atender.

  • Curitiba e Região: 3200-5009
  • Demais localidades: 0800-041-1528

Horário de atendimento do SAC: das 7h às 19h, em dias úteis.

6 - O Atendimento presencial é realizado exclusivamente de forma agendada, nas seguintes unidades: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Paranaguá e União da Vitória.

7 - Você ainda pode consultar o endereço das Unidades da Receita Estadual

 
Atendimento ao Cidadão - Nota Paraná

Se sua dúvida estiver relacionada ao Nota Paraná, ou se desejar alterar sua senha e seus dados cadastrais, entre em contato pelo Facebook ou Instagram.

É possível consultar os procedimentos para alterar senha, e-mail, endereço, telefone ou dados cadastrais no Nota Paraná, ou ainda, tirar suas dúvidas através das perguntas mais frequentes sobre o programa.

Também estão disponíveis os procedimentos para registro de suas Reclamações ou denúncias referentes à nota fiscal. Por meio dessa ferramenta, o sistema trata as reclamações de forma eletrônica, desde seu registro, até a formalização das denúncias contra os estabelecimentos que não cumprirem suas obrigações. As denúncias serão, posteriormente, analisadas pela Receita Estadual e, se verificadas as irregularidades, serão aplicadas as multas previstas na Lei nº 18.451/2015.

Restando dúvidas, entrar em contato pelo WhatsApp (44) 99122-1756.

Ou, se preferir, pode ligar para os seguintes telefones:

  • Curitiba e Região: 3200-5004
  • Demais localidades: 0800-644-0934

Horário de atendimento: das 7h às 19h, em dias úteis.

 
Protocolo Digital

O encaminhamento de solicitações e documentos para a Secretaria da Fazenda ou para a Receita Estadual, pode ser realizado através do e-Protocolo.
O tratamento é todo digital permitindo que o fluxo de documentos seja mais rápido e o acesso dos cidadãos aos serviços públicos seja simplificado, pois pode ser feito, inclusive, por dispositivos móveis.
Através do serviço é possível abrir um novo protocolado ou consultar o seu andamento.

Abrir um novo protocolo.

Consultar o andamento de um protocolo.

 
Denúncias

Através da denúncia, o requerente exerce a cidadania e colabora com Estado na fiscalização dos recursos públicos.

Para denunciar casos de corrupção, preencha todos os campos solicitados no formulário.

Os Ouvidores da Sefa e da REPR  estão à disposição para registrar as denúncias de sonegação fiscal ou aquelas que exijam fiscalização tributária.

A proteção à identidade do denunciante está garantida pela Resolução nº 38 da Controladoria Geral do Estado e normas afins.

Todo consumidor tem o direito de participar do programa do Nota Paraná, solicitando a inclusão do seu CPF ou CNPJ na nota no momento da compra. Para tanto é possível registrar a sua denúncia, de forma eletrônica, contra os estabelecimentos que não fornecerem o documento fiscal.

As reclamações e denúncias, que neste caso não podem ser anônimas, serão analisadas pela Receita Estadual e, se verificadas as irregularidades, serão aplicadas as multas previstas na Lei nº 18.451/2015.

 

 
Ouvidoria

A Ouvidoria é o canal de comunicação que faz a ligação entre o cidadão e as diversas áreas da Secretaria de Fazenda (Sefa) e da Receita Estadual do Paraná (REPR).

Somente por meio da ação e colaboração de cada cidadão, será possível realizar modificações e aperfeiçoamentos na administração fazendária.

Se você tem solicitações que não foram atendidas por outros canais, sugestões, elogios, reclamações ou denúncias, entre em contato com os Ouvidores da Sefa e da REPR ou consulte o andamento de sua reivindicação.

A Ouvidoria buscará a melhor forma de auxiliá-lo.

Para mais informações, acesse as perguntas frequentes sobre o serviço de ouvidoria e/ou a Cartilha do Cidadão.

 
Transparência e Acesso à Informação

A Sefa e a REPR disponibilizam inúmeras informações fazendárias na página da Transparência Fazendária e no Portal da Transparência do Estado.

No entanto, se você não encontrar o(s) dado(s) que deseja, utilize o requerimento de acesso à informação para solicitá-lo(s) com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Para maiores informações, acesse a Cartilha da LAI.

 
Pesquisa de satisfação

Você ainda pode nos ajudar a melhorar a qualidade de nosso atendimento. Basta responder à pesquisa de satisfação sobre a Ouvidoria ou à pesquisa de satisfação sobre a prestação de nossos serviços.

 
Vídeo de apresentação

Assista ao vídeo de apresentação dos Canais de Atendimento, para obter mais informações.

 
Equipe Responsável

Coordenadora do programa Nota Paraná:

Marta Jandira Gambini

SAC da Receita Estadual:

Michele Frizzo Enriquez

Agente de Ouvidoria e Transparência - Sefa:

Clarice Kusma Baisan Fernandes

Ouvidor - REPR:

Davidson Benjamim Lessa Mendes

Corregedor Geral:

Laércio Lopes de Araujo

Tratamento de dados pessoais:

Izabel Christina Ghermacovski - Sefa

Davidson Benjamim Lessa Mendes - Receita Estadual

Estamos à disposição.