Quem é quem

Conheça os gestores da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual:

 
Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná - Sefa
 
Secretário de Estado da Fazenda

 

 

 

Renê de Oliveira Garcia Júnior

Renê de Oliveira Garcia Júnior

Doutor e Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV), Bacharel em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, Bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Mercado de Capitais e Estratégias Operacionais em Derivativos pelo INSEAD de Fontainebleau, na França. Foi Secretário de Estado de Controle Geral do Governo do Rio de Janeiro, Presidente da Fundação Pró-Coração (Fundacor) - instituição de apoio às pesquisas do Instituto Nacional do Coração (INC/RJ), Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Membro do Conselho de Administração do BNDESPAR/BNDES, Presidente do Comitê Executivo da Associação Ibero-Latino Americana dos Reguladores e Supervisores de Seguros (ASSAL), Presidente do Comitê Executivo da Associação dos Reguladores e Supervisores de Seguro de Língua Portuguesa, Membro do Conselho Fiscal da Tele Centro Oeste, da Telebrasília e da Tele Mato Grosso, Membro da Comissão de Privatização do Governo Federal e Coordenador de projetos e estudos econômicos na Fundação Getúlio Vargas (FGV/Projetos). Também foi professor na Faculdade de Economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e no Programa de MBA da EPGE/FGV, além de coordenador de projetos e estudos econômicos na Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outras atividades acadêmicas realizadas em diversas instituições. Renê Garcia é coautor do livro “O Seguro no Brasil”, editado pela Sasse Seguradora em 1994, e autor de dezenas de artigos acadêmicos e em jornais de grande circulação.

 

Acesse o currículo na íntegra, AQUI .

 

 
Diretora-Geral da Secretaria de Estado da Fazenda

 

Marcia Rebonato do Valle

Marcia Cristina Rebonato do Valle

Especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Itajaí e discente no MBA Executivo em Gestão Pública Fazendária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Servidora pública do Governo do Estado do Paraná há quinze anos, esteve Diretora de Orçamento Estadual desde abril de 2018 até janeiro de 2022 e hoje atua como Diretora Geral da SEFA. Possui ampla experiência com orçamento público, planejamento e programas com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) desde 2006. Atuou como técnica na Secretaria de Estado da Educação até 2010, na Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, e, a partir de 2015, como técnica orçamentária da Secretaria de Estado da Fazenda. Atualmente é membro do Conselho Fiscal do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR).

 

 
Presidente do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais

José Cesar Sorgi Pinhaz

Graduado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, de Presidente Prudente/SP, especialista em Auditoria Empresarial Avançada pela Universidade Federal do Paraná e em Direito Tributário Contemporâneo pela Faculdade de Direito de Curitiba. Exerce o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná REPR)  desde dezembro de 1994. Na REPR, teve a maior parte do seu tempo dedicada junto à sede, em Curitiba, onde exerceu funções e cargos distintos nas inspetorias gerais de Tributação e Fiscalização, adquirindo vasta experiência em práticas tributárias. Atualmente, também gerencia o Setor de Regimes Especiais da Inspetoria Geral de Fiscalização. Iniciou como Representante Fiscal do Estado do Paraná no Conselho de Contribuintes, em 1998, passando depois a Conselheiro Suplente. Após um tempo de afastamento desse órgão, voltou a exercer a função de Representante Fiscal e, desde julho de 2023, ocupa a cadeira da Presidência do CCRF.

 
Presidente do Conselho Superior dos Auditores Fiscais
A definir
 
Chefe de Gabinete
Priscila Aguiar Mânica

Mestranda em Direito, Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Positivo. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou de 2019 a 2021 como Assessora Técnica do Gabinete do Secretário de Estado da Fazenda. Foi assessora do Ministério Público do Estado do Paraná de 2011 a 2018. É advogada inscrita na OAB/PR.
 
Diretor da Escola Fazendária

Mário Sérgio da Silva Brito

Graduado em Informática pela Universidade Católica de Salvador e mestre pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com dissertação em tecnologias para educação a distância. Foi professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e do Centro Universitário Jorge Amado, onde foi coordenador do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância, por meio do qual liderou o processo de credenciamento de cursos de graduação para a modalidade a distância. Foi professor da disciplina "Planejamento e Produção de Materiais Didáticos para Educação a Distância" na Pós-graduação em Docência no Ensino Superior do Centro Universitário Jorge Amado. É coautor dos Livros "Educação e tecnologia: trilhando caminhos" e "Moodle - Estratégias pedagógicas e estudos de caso". É auditor fiscal, membro do grupo gestor do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ).

 
Corregedor Geral

Laércio Lopes de Araujo 

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1985, em Direito pela mesma Universidade, em 2011, e mestre em Filosofia Moderna pela Universidade Federal do Paraná. É auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda há trinta e cinco anos. Foi Coordenador Estadual do Produtor Rural, conselheiro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF), membro da Representação Fiscal do Estado do Paraná junto ao CCRF, membro da assessoria de gabinete do Secretário de Estado da Fazenda e Presidente do Conselho Superior dos Auditores Fiscais.

 
Assessora Técnica

...

 

 
Chefe da Assessoria de Modernização Fazendária

Jose Marcos Grabicoski

Mestre em Administração Estratégica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR, antigo CEFET-PR) com especialização em Telecomunicações pela PUCPR e participação no programa executivo de aprendizagem “in Company” da Escola de Administração de Empresas de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). Possui mais de 15 anos de experiência na implantação de Soluções de Internet e foi certificado no nível mais alto por dois dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos de redes de internet. Atuou em duas multinacionais, iniciou como Engenheiro de Testes, depois Engenheiro de Sistemas, Service Product Manager e Technical Project Manager. Atuou em vários estados do Brasil e em países como Peru, Colômbia, Argentina, México, Estados Unidos, Canadá e Alemanha onde morou por 2,5 anos, de lá trabalhou em projetos na China, Indonésia, Cingapura, Inglaterra, Portugal e Dinamarca. Certificado PMP - Project Management Professional desde 2001, com vasta experiência em projetos. Em 2014 iniciou no Serviço Público como Auditor fiscal no Escritório Gerenciamento de Projetos da Receita Estatual (REPR) como Assistente de Monitoramento do PROFISCO I, depois Coordenador Geral, e hoje é Chefe da Assessoria de Modernização Fazendária (AMF), Coordenador Técnico do PROFISCO II e representante substituto do estado na Comissão de Gestão Fazendária (COGEF).

 
Chefe da Assessoria de Assuntos Econômico-Tributários

Gilberto Calixto

Formado como técnico em Contabilidade pelo Colégio Estadual Rui Barbosa, de Jacarezinho (PR); graduado em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro; pós-graduado em Contratos e Licitações e em Direito Tributário pela Universidade Curitiba; especialista em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); e especialista em Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Foi diretor da Receita Estadual do Paraná e atuou como representante do Estado do Paraná na Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE/ICMS) e no Encontro Nacional de Administradores Tributários (ENCAT). É conselheiro titular do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais do Paraná (CCRF), onde também exerceu a função de Representante Fiscal.

 
Chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação

Francisco de Assis Inocêncio

Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela FAE Business School (CORECON-PR nº 7468). Pós-graduação em Gestão em Políticas Públicas. Pós-graduação em Contabilidade Gerencial e Auditoria. Assessor de Tecnologia da Informação e da Comunicação da Secretaria da Fazenda do Paraná. Membro do Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná. Sócio da Francisco de Assis Inocencio Consultoria Ltda. Coordenador do Conselho Fiscal da Associação Comercial do Paraná (2020-20222). Superintendente Fiscal da Prefeitura Municipal de Curitiba (2019 a 2022). Auditor Fiscal Aposentado e Coordenador Econômico e Financeiro da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (2008 a 2018). Gestor dos programas de incentivos fiscais do Governo do Estado do Paraná e Formulador do Programa Paraná Competitivo no Governo do Paraná (2011 a 2018). Membro criador e Coordenador do Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec) (2016 a 2018). Ponto Focal do Banco Mundial no Paraná na execução do Projeto Doing Business Subnacional Brasil. Tem experiência nas áreas de planejamento tributário para projetos de investimentos voltados à implantação, expansão, modernização e inovação de empreendimentos, internalização de produção em mercado nacional; economia do setor público; desenvolvimento econômico regional; finanças públicas; planejamento e gestão pública orientada para resultados e qualidade nos serviços públicos; ecossistemas de inovação. Autor do Modelo de Regime Fiscal das Microempresas paranaenses voltadas ao Regime Tributário do Simples Nacional e atuou como interlocutor do Governo do Paraná nos Estudos de Gestão Fiscal no Fórum Fiscal dos Estados em Brasília. Atualmente chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação - ATIC, conforme Decreto n° 11.206/2022.

 
Coordenador do Núcleo de Licitações, Convênios e Contratos

Gustavo Malafaia do Carmo

Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atua na área de licitações públicas e contratos administrativos desde 2004, tendo prestado serviços na esfera da administração pública federal. É auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná há quatro anos e coordena o Núcleo de Licitações, Contratos e Convênios da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná desde abril de 2017.

 
Diretora do Orçamento Estadual

Marcia Cristina Rebonato do Valle

Especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Itajaí. Servidora pública do Governo do Estado do Paraná há quatorze anos, é Diretora de Orçamento Estadual desde abril de 2018, tendo prévia experiência com orçamento público, planejamento e programas com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) desde 2006. Atuou como técnica na Secretaria de Estado da Educação até 2010, na Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, e, a partir de 2015, como técnica orçamentária da Secretaria de Estado da Fazenda. Atualmente é membro do Conselho Fiscal do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR).

 
Diretor do Tesouro Estadual

Marcos Buarque Montenegro

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense, com MBA em Controladoria e Finanças e Mestrado em Economia Empresarial, ambos pela Universidade Cândido Mendes. Possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, atuando em instituições financeiras, principalmente na área de análise econômico-financeira de empresas do segmento Corporate e Middle Market.  Atua desde 2014 no setor público, sendo servidor de carreira da SEFAZ/RJ com ampla experiência em planejamento financeiro. Foi Chefe do Departamento de Administração e Finanças da SEFA/PR por cerca de 2 anos.

      
Diretora de Contabilidade Geral do Estado

Gisele de Carvalho Carloto Rodrigues

Gisele é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná - Unespar-Fecea. Tem pós-graduação em Contabilidade Gerencial, Controladoria e Auditoria, e em Gestão Pública pela UEPG. É servidora estadual desde 2013 como Agente Fazendária Contadora. Foi contadora no Município de Cambira - e Contadora da Autarquia Municipal de saúde e Autarquia Municipal de Educação de Cambira.

 
Chefe do Núcleo Administrativo Setorial

Cintia Cristina Moro

Cintia Cristina Moro é graduada em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior pela Universidade Tuiuti do Paraná. Ao longo de sua carreira, destacou-se como especialista na área trabalhista, desempenhando o papel de Perita em Cálculos Trabalhistas para a Justiça do Trabalho. Atualmente está cursando Pós-graduação em Administração Pública na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sua carreira profissional é marcada por uma experiência sólida e diversificada na iniciativa privada, com foco nas áreas Administrativa e Contábil, onde atuou de maneira consistente e destacada ao longo do período de 1994 a 2019. Em 2020, ingressou no Serviço Público.

 

 
Chefe do Núcleo de Recursos Humanos Setorial

Rosangela de Souza Mem 

Especialista em Gestão Pública pela UNINTER, graduada pela Universidade Federal do Paraná, 1994, cursando Bacharel em Administração em Gestão Pública pela UNINTER. Servidora pública do Governo do Estado do Paraná há trinta e cinco anos. Atuou como apoio em Recursos Humanos na AGAI/REPR de 1988 a 2004. Atuou como técnica em Recursos Humanos na Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – 2005 – 2007, e Assistente de Recursos Humanos, 2011 a 2014. Atuou como técnica de orçamento na Secretaria de Estado do Planejamento - 2008 a 2010. Foi chefe da Divisão de Administração Financeira da Diretoria do Tesouro Estadual. Foi chefe da Divisão de Cadastro de Recursos Humanos na Secretaria de Estado da Administração – 2021 – 2022.

 
Chefe do Grupo Orçamentário e Financeiro Setorial

Luciana Carin Scheidt

Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Servidora pública há vinte e nove anos e Agente Fazendária desde 2000. Sempre vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), atuou como assistente técnica do Grupo Orçamentário e Financeiro Setorial (GOFS) da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia no período de 2000 a 2003 e da Secretaria de Estado do Turismo de 2003 a outubro de 2011. Designada a responder como chefe do GOFS e contadora da Secretaria de Estado do Turismo de outubro de 2011 até sua extinção em setembro de 2013, passando a responder pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no período de 2013 a setembro de 2015. Iniciou em outubro de 2015 sua atuação como chefe do GOFS e contadora da Sefa.

 
Agente de Compliance

Adriano Rolfh Sieg

Graduado Direito pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais e advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná. Policial Militar Rodoviário de 1997 a 2010, Advogado Dativo desde 2010, Assessor Jurídico na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná de 2019 a 2021, técnico em compliance na Controladoria Geral do Estado do Paraná de 2021 a 2023.

 

 
Agente de Ouvidoria e Transparência 

Clarice Kusma Baisan Fernandes 

Especialista em Gestão de Assuntos Públicos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, graduada em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná e pós-graduanda em Conciliação e Mediação pelo Centro de Mediadores. É servidora pública desde 1979 e professora de Finanças Públicas e Orçamento em cursos de pós-graduação. Exerceu a função de técnica em orçamento público por 12 anos e de agente de informação por sete anos, sendo responsável pela transparência, controle social e acesso às informações fazendárias. Atualmente, além de ouvidora e agente de transparência da SEFA, é gestora do Projeto Ampliação das Ferramentas de Comunicação com a Sociedade do Profisco II-PR. Na Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, é integrante do Colegiado, desde 2017, e da Comissão Permanente de Acesso e Intercâmbio de Informações, desde 2015, sendo coordenadora da comissão no biênio 2017/18. Ainda é membro da Comissão Permanente de Prevenção e Controle Social.

 
Agente de Controle Interno 

Charles de Pinho

Agente de Controle Interno, Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada Camões. Nomeado através do ato de Designação, Resolução Conjunta CGE/SEFA nº 02 - 04 de Janeiro de 2024, designado na função de Agente de Controle Interno junto à Secretaria de Estado da Fazenda, a partir de 15 de janeiro de 2024. Publicado no Diário Oficial do Estado, Edição 11573, de 08 de janeiro de 2024.

Sandra Regina Miguel

Especialista em Gestão de Assuntos Públicos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Marketing pela Universidade Federal do Paraná e em Planejamento e Orçamento Público pela AVM Faculdade Integrada. Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas de Ivaiporã e concluiu o curso técnico em Contabilidade. Servidora pública desde 2008, atuou por 12 anos na área de Orçamento Público, desenvolvendo tais atividades por 8 anos na Secretaria de Estado da Saúde.

 

 
Coordenador do Núcleo de Comunicação Social Setorial

Luiz Geraldo Mazza Neto

Graduado em Comunicação Social, habilitação - Jornalismo pelo Centro Universitário Uninter, em 2015. Atuou de 2014 a 2021 como Assessor de Imprensa na Secretaria de Estado da Justiça, com o objetivo de divulgar as ações dos departamentos e órgãos (Assistência Social, Conselhos de Direitos, Procon-PR, Trabalho, Direitos Humanos/Cidadania e Atendimento Socioeducativo).

 
Chefe do Núcleo de Planejamento Setorial

Jorge Luiz Silva de Souza

Graduado em Administração pela UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio, é um profissional com vasta experiência em empresas nacionais e multinacionais, sempre em áreas estratégicas: Finanças, Controle, Produtos e Negócios. Atuou por 10 anos no mercado segurador nas áreas de Compliance, Operações e Produtos, e antes de ingressar no Estado foi Consultor de Negócios e Finanças para pequenas e médias empresas, gerenciando transformação digital e melhoria na gestão de processos internos.

 

 
Receita Estadual do Paraná - REPR
 
Diretor da Receita Estadual

Roberto Zaninelli Covelo Tizon

Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela OAB Londrina. Foi Inspetor Regional de Tributação da 6ª Delegacia Regional da Receita de Jacarezinho; atuou como assistente técnico no Gabinete da Receita Estadual; desenvolveu atividades na Inspetoria Geral de Tributação; foi presidente da 1ª Câmara, conselheiro e vice-presidente do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF); foi corregedor na Corregedoria da Sefa; e foi Corregedor-Geral por duas vezes na Corregedoria da Sefa.

 
Administração Central da Receita Estadual do Paraná
 
Diretor-Adjunto

Renato Mello Milanese

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná e pós-graduado em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná, tendo ingressado na carreira de Auditor Fiscal da Receita Estadual há 38 anos – em 1985; Foi Inspetor Regional de Fiscalização e Assessor de Resultados da 4ª Delegacia Regional da Receita - em União da Vitória; Assessor Administrativo da 1ª Delegacia Regional da Receita - em Curitiba, por duas vezes; membro do Conselho Superior dos Auditores Fiscais, onde atuou como conselheiro e como presidente; Assessor Geral da Receita Estadual do Paraná; atuou como Assistente Técnico no Gabinete da Receita Estadual; desenvolveu atividades nas Inspetorias Regionais de Fiscalização e de Tributação da 1ª Delegacia Regional da Receita e também na Delegacia de Contribuintes Localizados em Outros Estados; exerceu a função de Assessor Administrativo na Inspetoria Geral de Fiscalização.

 
Chefe de Gabinete

Ademir Furlanetto

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Administração Tributária pela Escola Superior de Administração Fazendária e em Economia pela Universidade Federal do Paraná. É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná (REPR) há trinta e oito anos, onde exerceu os cargos de Inspetor Regional e Inspetor Geral de Tributação, e de chefe dos Setores Consultivo, Normativo, de Processo de Natureza Tributária e de Processo Administrativo Fiscal, na área de tributação. É conselheiro no Instituto de Direito Tributário do Paraná (IDT/PR). É membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF) há trinta e três anos, onde exerceu as funções de Conselheiro suplente, Conselheiro titular, Representante fiscal, Secretário e Presidente. Atualmente também é Presidente do CCRF.

 
Inspetor Geral da Arrecadação

Ezequiel Rodrigues dos Santos

 

Bacharel em Sistemas de Informação pela UniSantaCruz. Foi oficial do Exército Brasileiro de 2009 a 2013. É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 2014, tendo atuado, inicialmente, no Setor de Comunicação e Energia da Inspetoria Geral de Fiscalização. Em 2019 atuou na Inspetoria Regional de Tributação da 1ª Delegacia Regional da Receita, passando a ocupar, a partir de 2020, o cargo de Assessor da mesma Regional. Em 2021, passou responder pela Assessoria Operacional da Inspetoria Geral de Arrecadação. Desde 2022, exerce a função de Coordenador de Arrecadação. É membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais da Secretaria da Fazenda, atuando como Representante Fiscal.

 

 
Inspetor Geral de Fiscalização

Estêvão Ramalho de Oliveira

Graduado em Ciências Contábeis pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, pós-graduado em Especialização em Direito Tributário pela UEL – Universidade Estadual de Londrina. Ingressou, por meio de concurso público, na carreira de Auditor Fiscal em maio de 1996, prestando serviços na área de fiscalização nas Delegacias de Jacarezinho e Maringá. Exerceu o cargo de Assessor de Resultados na DCOE - Delegacia de Contribuintes de Outros Estados entre 2018 e 2019, e entre 2019 e 2020, exerceu o cargo de Delegado da Receita Estadual na DCOE - Delegacia de Contribuintes de Outros Estados.

 
Inspetor Geral de Tributação

Aldo Hey Neto

Auditor Fiscal desde 1994, com passagem por várias funções da Administração Tributária Paranaense, incluindo a Representação da Fazenda junto ao Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF) e as chefias do Setor do ITCMD e do Setor de Energia Elétrica e Comunicação. A formação acadêmica inclui bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), LLM em Direito dos Negócios Internacionais pela London Guildhall University (Reino Unido), pós-graduação em Diplomatic Studies pela Universidade de Westminster (Reino Unido), especialização em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná, dentre outros cursos de extensão universitária. Foi professor na UniCuritiba e na UniBrasil; também foi palestrante no Programa Internacional ISAE/FGV (Doing Business in Brazil) e na Rodada de Promoção do Brasil em Brescia (Itália), Singapura e Shanghai (China). Idiomas: inglês e espanhol.

 
Assessor e Gerente de Assuntos Institucionais

Agnaldo Hermínio de Carvalho Dias

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo CEFET-PR, com especialização em Direito Tributário Contemporâneo pela Faculdade de Direito de Curitiba. É Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 1994, tendo exercido funções de assessoria e de chefia nas áreas de Tecnologia da Informação e de Fiscalização, no âmbito da Administração Central da Receita Estadual

 
Assessor e Gerente do Simples Nacional

Yukiharu Hamada

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo e especialista em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e seis anos. Na Receita Estadual, exerceu os cargos de Chefe da Agência da Receita Estadual em Colombo e Araucária, Assessor de Resultados na Delegacia Regional da Receita em Guarapuava, Corregedor e Chefe, há mais de dez anos, da Assessoria e Gerência do Simples Nacional. Foi também membro titular na Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional, no período de 2015 a 2019.

 
Assessor e Gerente do Ambiente Analítico

David Saraiva Farias Fernandes

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Engenharia Elétrica na área de Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (USP). É Auditor Fiscal do Estado do Paraná há seis anos, com passagens pela Assessoria e Gerência de Tecnologia de Informação e desde 2014 atua na área de Data & Analytics.

 
Delegacias Regionais da Receita - DRR
 
1ª DRR - Curitiba
Édson Squisati

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Umuarama (FACEU) e Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Especialista em Auditoria Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 1994. Exerceu a função de Inspetor Regional de Fiscalização na Delegacia da Receita em Curitiba.  
 
3ª DRR - Ponta Grossa

Audrey Oliveti Grubba

Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelas Faculdades Positivo e em Direito pela Universidade Tuiuti do PR. Pós graduada em Comércio Exterior - FAE-Curitiba. Pós graduada em Direito Tributário pela Pontificia Universidade Católica do PR e em Ciência Política na Faculdade Espírita do PR. Auditora Fiscal desde 1994, atua como Delegada Regional de Ponta Grossa desde 01/2019. Exerceu atividades nas Delegacias da Receita de União da Vitória e Curitiba e funções de Apoio Técnico nos Setores de Regimes Especiais e de Comércio Exterior da Inspetoria Geral de Fiscalização. Atuou no CENPRE (atual Escola Fazendária do Paraná) e nas Inspetorias Regionais de Fiscalização da 1ª Delegacia da Receita de Curitiba e da 2ª Delegacia da Receita da Região Metropolitana de Curitiba.

 
5ª DRR - Guarapuava

Altair Batista de Souza

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (UnC) e especialista em Informática - Ênfase em Redes de Computadores pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e quatro anos, onde atuou na área de Fiscalização e de Tributação e na Coordenação Regional do Setor de Documentos Fiscais Eletrônicos. Exerceu os cargos de Inspetor Regional de Tributação e Assessor Técnico-operacional na 5ª Delegacia Regional da Receita.

 
6ª DRR - Jacarezinho

Hideki Hamada

Graduado em Ciências Contábeis e Direito pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) e pós-graduado em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal do Paraná há vinte e seis anos. Na Receita Estadual do Paraná, exerceu os cargos de Chefe da Agência da Receita Estadual de Siqueira Campos e Jacarezinho, Inspetor Regional de Arrecadação e Tributação e Assessor Operacional da 6ª DRR Jacarezinho.

 
8ª DRR - Londrina

Claudimar Ferreira Nunes

 

 
9ª DRR - Maringá

Clóvis Medeiros de Souza

Graduado em Ciências Contábeis e Direito pela Faculdade Municipal de Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), respectivamente, com especialização em Direito Tributário. É Auditor Fiscal da Receita Estadual desde 1985, tendo exercido os cargos de Inspetor Regional de Tributação da 9ª DRR e Assessor de Controle Operacional da Inspetoria Geral de Fiscalização, além de Vogal titular do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais do Estado do Paraná (CCRF/PR) e da Comissão Consultiva do ICMS do Estado do Paraná.

 
11ª DRR - Umuarama

Osni Vito

Graduado em Contabilidade e Direito pela Universidade Paranaense (Unipar) e especialista em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e cinco anos. Na 11ª Delegacia Regional exerceu os cargos de Inspetor Regional de Fiscalização e Inspetor Regional de Arrecadação.

 
13ª DRR - Cascavel

James Vanin de Andrade

Mestre em Administração Pública pela UTF-PR, MBA em Gestão Internacional de Negócios pela FGV e graduado em Engenharia Elétrica pelo CEFET-PR. Auditor Fiscal desde 2014 e no período entre 1985 e 2000, tendo exercido diversas funções de chefia na área da Tecnologia da Informação e Gestão, e em Delegacias. Presidiu a Rede Nacional de Painéis Eletrônicos e desempenhou várias atividades na iniciativa privada. 

 
14ª DRR - Pato Branco

Ivanete Braz Tenorio

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Umuarama - Universidade Paranaense (Unipar), especialista em Direito Tributário Contemporâneo pelas Faculdades Integradas Curitiba e técnica em Contabilidade pelo Colégio Comercial Estadual Nilo Cairo da Silva. É Auditora Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 1996. Exerceu as funções de Inspetora Regional de Tributação e de Arrecadação, Apoio Técnico - Parecerista na Delegacia de Julgamento e Assessora do Gabinete Regional.

 
Delegacia de Julgamento

Hélio Issamu Sato

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus de Paranavaí (antiga Fafipa) e especialista em Direito Tributário pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 1985.

 
Delegacia de Contribuintes Localizados em Outros Estados (DCOE)

Marcelo Miranda Chevalier

Graduado em Educação Física, técnico em contabilidade e técnico em informática. É Auditor fiscal desde 1994, exercendo os cargos de Assessor de Informática, Assessor técnico da Inspetoria Geral de Fiscalização, Assessor da Delegacia de Contribuintes Localizados em Outros Estados (DCOE) e Delegado da DCOE. É representante do Estado do Paraná junto ao GT 34 - Substituição Tributária do CONFAZ desde 2002.