Quem é quem

Conheça os gestores da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual:

 
Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná - Sefa
 
Secretário de Estado da Fazenda

 

 

 

Renê de Oliveira Garcia Júnior

Renê de Oliveira Garcia Júnior

Doutor e Mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV), Bacharel em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, Bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Mercado de Capitais e Estratégias Operacionais em Derivativos pelo INSEAD de Fontainebleau, na França. Foi Secretário de Estado de Controle Geral do Governo do Rio de Janeiro, Presidente da Fundação Pró-Coração (Fundacor) - instituição de apoio às pesquisas do Instituto Nacional do Coração (INC/RJ), Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Membro do Conselho de Administração do BNDESPAR/BNDES, Presidente do Comitê Executivo da Associação Ibero-Latino Americana dos Reguladores e Supervisores de Seguros (ASSAL), Presidente do Comitê Executivo da Associação dos Reguladores e Supervisores de Seguro de Língua Portuguesa, Membro do Conselho Fiscal da Tele Centro Oeste, da Telebrasília e da Tele Mato Grosso, Membro da Comissão de Privatização do Governo Federal e Coordenador de projetos e estudos econômicos na Fundação Getúlio Vargas (FGV/Projetos). Também foi professor na Faculdade de Economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e no Programa de MBA da EPGE/FGV, além de coordenador de projetos e estudos econômicos na Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outras atividades acadêmicas realizadas em diversas instituições. Renê Garcia é coautor do livro “O Seguro no Brasil”, editado pela Sasse Seguradora em 1994, e autor de dezenas de artigos acadêmicos e em jornais de grande circulação.

 

 
Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Fazenda

 

Eduardo Rodrigues

 

Eduardo M. L. Rodrigues de Castro

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Direito e Processo Administrativo pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Procurador do Estado do Paraná há oito anos e professor de Direito Tributário e Financeiro em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Na Procuradoria-Geral do Estado (PGE), exerceu os cargos de Procurador-Chefe do Núcleo Jurídico da SEFA e Procurador-Assessor do Gabinete da Procuradora-Geral do Estado.

 

 
Chefe de Gabinete

Lílian Lima Alves

Especialista em Regulação, Defesa da Concorrência e Concessões e em Controle Externo pela FGV/Consulting e bacharel em Contabilidade pela Federação das Faculdades Celso Lisboa. Ocupa o cargo efetivo de auditora na Controladoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (RJ) desde 1987. Foi secretária municipal de Fazenda de Belford Roxo (RJ). Na Secretaria da Fazenda (SEFAZ/RJ), foi gestora do Fundo Especial de Administração Fazendária e chefe de gabinete do Secretário. Na Diretoria-Geral de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RJ), foi diretora do Departamento de Auditoria Operacional e assessora chefe. No Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ) assessorou a subsecretaria de Administração e Finanças e o Gabinete da Presidência. No Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RJ), foi vice-presidente operacional, conselheira efetiva, presidente da Comissão Eleitoral, membro da Câmara de Pesquisa Técnica e da Câmara de Fiscalização e membro da Comissão de exame do Prêmio Contador Geraldo de La Roque. Também atuou como auditora chefe da Agência Reguladora de Serviços Públicos (RJ), diretora-geral de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (RJ), perita judicial do 1º e 2º Juízo da Comarca de Cabo Frio, auditora chefe da CTC-RJ/SERVE, auditora plena do Grupo OTHON e membro de Conselhos Fiscais das empresas estatais Flumitrens, Menezes Cortes e Cedae.

 
Diretor do Tesouro Estadual

Roberto Gomides de Barros Filho

Graduado em Administração pela Escola Naval Brasileira, especialista em Modern Economy Theory, pela George Washington University, onde recebeu o prêmio Francisco Coelho Scholarship, e mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Em sua trajetória profissional exerceu o cargo de superintendente de Captação de Recursos e assessor especial da Subsecretaria de Finanças da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, de gerente de Controles Financeiros do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e foi subsecretário de Política Fiscal do Município de Niterói. Também possui sólida experiência no setor privado.

 
Diretora do Orçamento Estadual

Marcia Cristina Rebonato do Valle

Especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Universidade do Vale do Itajaí. Servidora pública do Governo do Estado do Paraná há quatorze anos, é Diretora de Orçamento Estadual desde abril de 2018, tendo prévia experiência com orçamento público, planejamento e programas com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial) desde 2006. Atuou como técnica na Secretaria de Estado da Educação até 2010, na Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, e, a partir de 2015, como técnica orçamentária da Secretaria de Estado da Fazenda. Atualmente é membro do Conselho Fiscal do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR).

 
Diretor de Assuntos Econômicos e Tributários

Gilberto Calixto

Formado como técnico em Contabilidade pelo Colégio Estadual Rui Barbosa, de Jacarezinho (PR); graduado em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro; pós-graduado em Contratos e Licitações e em Direito Tributário pela Universidade Curitiba; especialista em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); e especialista em Gestão de Tecnologia da Informação e da Comunicação pela Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). Foi diretor da Receita Estadual do Paraná e atuou como representante do Estado do Paraná na Comissão Técnica Permanente do ICMS (COTEPE/ICMS) e no Encontro Nacional de Administradores Tributários (ENCAT). É conselheiro titular do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais do Paraná (CCRF), onde também exerceu a função de Representante Fiscal.

 
Diretora de Contabilidade Geral do Estado

Cristiane Berriel Lima da Silveira

Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), especialista em Contabilidade Pública e LRF pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi presidente da Associação dos Profissionais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Estado do Rio de Janeiro (APCASP/RJ), professora do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro e instrutora dos módulos do MDF e MCASP na Semana Contábil e Orçamentária para Estados e Municípios (Secofem), promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Conselho Federal de Contabilidade. Atuou ainda em diversos municípios fluminenses como contadora geral, auditora e controladora geral.

 
Coordenador da Escola Fazendária

Mário Sérgio da Silva Brito

Graduado em Informática pela Universidade Católica de Salvador e mestre pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com dissertação em tecnologias para educação a distância. Foi professor da Universidade Estadual de Feira de Santana e professor do Centro Universitário Jorge Amado, onde foi coordenador do Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância, por meio do qual liderou o processo de credenciamento de 11 cursos de graduação para a modalidade a distância. Foi professor da disciplina "Planejamento e Produção de Materiais Didáticos para Educação a Distância" na Pós-graduação em Docência no Ensino Superior do Centro Universitário Jorge Amado. É coautor dos Livros "Educação e tecnologia: trilhando caminhos" e "Moodle - Estratégias pedagógicas e estudos de caso". É auditor fiscal, membro do grupo gestor do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ).

 
Assessora Técnica

Priscila Aguiar Mânica

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e mestranda em Direito, Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Positivo. É advogada inscrita na OAB/PR. Foi assessora do Ministério Público do Estado do Paraná de 2011 a 2018.

 
Assessora de Modernização Fazendária

Celina Filgueiras de Melo

Mestre em Administração Pública pela School of International and Public Affairs (SIPA) da Columbia University in the City of New York, especialista em teoria econômica pelo XXXV Minerva Program da George Washington University (GW) e bacharel em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Servidora pública desde 2011, tendo atuado por oito anos na Assessoria Técnica da Subsecretaria Geral da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Cedida para o Estado do Paraná em fevereiro de 2019 e desde julho de 2019 atua como chefe da Assessoria de Modernização Fazendária, conforme Resolução Sefa n° 574/2019.

 
Assessora Técnico-Administrativa

Tarsila Camargo Nardelli do Valle

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pós-graduada em Administração Tributária e servidora do Estado do Paraná desde 2012, tendo atuado no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) como analista econômico-financeira, no Tribunal de Contas do Estado do Paraná como analista de controle externo e, atualmente, é auditora fiscal da Receita Estadual do Paraná.

 
Corregedora Geral

Ana Gláucia Piegas 

Graduada em Direito pela FAE - Centro Universitário, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), especialista em Administração Pública pela Unicentro, especialista em Auditoria Contábil pela Unicentro e especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É Auditora Fiscal do Estado do Paraná há vinte e cinco anos, onde exerceu os cargos de delegada de Análise e Pesquisa, chefe do Setor de Atendimento ao Cidadão e chefe do Setor de Cadastro do ICMS.

 
Presidente do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais

Ademir Furlanetto

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Administração Tributária pela Escola Superior de Administração Fazendária e em Economia pela Universidade Federal do Paraná. É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná (REPR) há trinta e oito anos, onde exerceu os cargos de Inspetor Regional e Inspetor Geral de Tributação, e de chefe dos Setores Consultivo, Normativo, de Processo de Natureza Tributária e de Processo Administrativo Fiscal, na área de tributação. É conselheiro no Instituto de Direito Tributário do Paraná (IDT/PR). É membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF) há trinta e três anos, onde exerceu as funções de Conselheiro suplente, Conselheiro titular, Representante fiscal, Secretário e Presidente. Atualmente também é Chefe de Gabinete da Direção da REPR.

 
Presidente do Conselho Superior dos Auditores Fiscais

Laércio Lopes de Araujo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1985, em Direito pela mesma Universidade, em 2011, e mestre em Filosofia Moderna pela Universidade Federal do Paraná. É auditor fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda há trinta e cinco anos. Foi Coordenador Estadual do Produtor Rural, ex-conselheiro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF), ex-membro da Representação Fiscal do Estado do Paraná junto ao CCRF, membro da assessoria de gabinete do Secretário de Estado da Fazenda e Presidente do Conselho Superior dos Auditores Fiscais para o biênio 2020-2022.

 
Agente de Compliance

Izabel Christina Ghermacovski

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Auditoria Governamental pela FAE Business School, em iniciativa conjunta com a Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE). Assessorou a chefia de Gabinete do Secretário da Fazenda no Programa Paraná Competitivo, em 2014, e a chefia da então Coordenação da Administração Financeira do Estado (Cafe), em 2015, especialmente na implementação do Sistema de Grandes Faturadores (SGF). A partir de 2016 passou a atuar junto ao Controle Interno da Sefa.

 
Agente de Ouvidoria e Transparência 

Clarice Kusma Baisan Fernandes 

Especialista em Gestão de Assuntos Públicos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e graduada em Administração pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. É servidora pública há 40 anos e professora de Finanças Públicas e Orçamento em cursos de pós-graduação. Exerceu a função de técnica em orçamento público por 12 anos e de agente de informação por sete anos, sendo responsável pela transparência, controle social e acesso às informações fazendárias. Na Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, foi integrante do Colegiado e da Comissão Permanente de Acesso e Intercâmbio de Informações, por três anos, sendo coordenadora da comissão em 2017/2018.

 
Agente de Controle Interno 

Roberval Angelo Rizzo Castilho

Formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, formado em Direito com habilitação em Direitos Humanos e especialista em Gestão Pública com habilitação em Logística pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Gestão Pública com habilitação em Políticas Públicas e Gestão de Pessoas no Serviço Público pela Faculdade Educacional Araucária (FACEAP). É Agente Fazendário Estadual. Exerceu o cargo de Coordenador da Ouvidoria Geral da Controladoria Geral do Estado do Paraná, de Diretor e Chefe de Gabinete da Ouvidoria Geral do Estado do Paraná, de Coordenador da Coordenadoria dos Direitos da Cidadania (CODIC), na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e de Assessor Jurídico na Defensoria Pública do Estado do Paraná. Presidente da Associação Paranaense de Ouvidores e da Associação Brasileira de Ouvidores/Seção Paraná.

 
Coordenador do Núcleo de Comunicação Social Setorial

Eduardo Augusto Ostaszewski de Aguiar

Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 1995, master em Jornalismo e master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), de São Paulo, ligado à Universidade de Navarra (Espanha). Foi repórter e editor do jornal Indústria & Comércio (1992 a 1997); repórter, editor e chefe de Redação da Gazeta do Povo (1998 a 2016); fundador da Zelig Digital (2016); coordenador de Comunicação Interna da Rumo Logística (2016 a 2017); e coordenador de Comunicação da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (2019 a 2020).

 
Coordenador do Núcleo de Licitações, Convênios e Contratos

Gustavo Malafaia do Carmo

Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atua na área de licitações públicas e contratos administrativos desde 2004, tendo prestado serviços na esfera da administração pública federal. É auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná há quatro anos e coordena o Núcleo de Licitações, Contratos e Convênios da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná desde abril de 2017.

 
Chefe do Núcleo de Planejamento Setorial

Eduardo Arjona Simões

Graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e secretário de Planejamento do Município de Faxinal.

 
Chefe do Grupo Orçamentário e Financeiro Setorial

Luciana Carin Scheidt

Graduada em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Servidora pública há vinte e nove anos e Agente Fazendária desde 2000. Sempre vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), atuou como assistente técnica do Grupo Orçamentário e Financeiro Setorial (GOFS) da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia no período de 2000 a 2003 e da Secretaria de Estado do Turismo de 2003 a outubro de 2011. Designada a responder como chefe do GOFS e contadora da Secretaria de Estado do Turismo de outubro de 2011 até sua extinção em setembro de 2013, passando a responder pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no período de 2013 a setembro de 2015. Iniciou em outubro de 2015 sua atuação como chefe do GOFS e contadora da Sefa.

 
Chefe do Grupo Administrativo Setorial

Iolanda Aparecida Ferreira dos Santos

Graduada em Gestão Pública pela Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec), em Curitiba, e especialista em MPA - Administração Pública e Gerência de Cidades pela Fatec. Realizou cursos de Licitações e Contratos e de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). É funcionária pública há trinta e quatro anos, sendo por doze anos assistente do Grupo Administrativo Setorial (GAS) e há dois anos na função de chefe do GAS.

 
Chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial

Karla Danelize Kirsch Lazarov

Graduada em Administração de Empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP) e especialista em Gestão Pública com habilitação em Gestão de Pessoas pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). É Agente Fazendária Estadual A e servidora pública do Estado do Paraná há doze anos. Foi funcionária da URBS/S.A., empresa pública do Município de Curitiba, por oito anos. No Estado atuou como técnica da Assessoria de Planejamento do Detran/PR, na DSRH/SEAP e no GRHS/SEJU. Na Sefa, atuou como assessora na Diretoria-Geral, no Núcleo de Informática e Informações e na Assessoria Técnico-Administrativa (ATA).

 

 
Receita Estadual do Paraná - REPR
 
Diretor da Receita Estadual

Roberto Zaninelli Covelo Tizon

Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduado em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela OAB Londrina. Foi Inspetor Regional de Tributação da 6ª Delegacia Regional da Receita de Jacarezinho; atuou como assistente técnico no Gabinete da Receita Estadual; desenvolveu atividades na Inspetoria Geral de Tributação; foi presidente da 1ª Câmara, conselheiro e vice-presidente do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF); foi corregedor na Corregedoria da Sefa; e foi Corregedor-Geral por duas vezes na Corregedoria da Sefa.

 
Administração Central da Receita Estadual do Paraná
 
Assessor Geral

Cicero Antonio Eich

Pós-graduado em Administração Pública – em Gestão Financeira, Planejamento e Controladoria, e formado em Direito (bacharelado) e História (licenciatura plena). É Auditor Fiscal da Receita Estadual há vinte e cinco anos. Foi membro do Setor Consultivo da Sefa, assessor da Direção-Geral da Sefa e representante da Sefa na Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, no Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Paraná e no Conselho Diretor do Fundo Especial de Segurança Pública do Paraná. Foi corregedor e delegado da Receita Estadual, conselheiro do Conselho Superior dos Auditores Fiscais, coordenador regional do Programa Paraná Mais Empregos, coordenador Regional do Fundo de Participação dos Municípios e chefe de Agência da Receita Estadual. Atualmente, além de assessor geral da Direção da Receita Estadual (Diretor substituto), é conselheiro/vogal do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais do Paraná.

 
Chefe de Gabinete

Ademir Furlanetto

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Administração Tributária pela Escola Superior de Administração Fazendária e em Economia pela Universidade Federal do Paraná. É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná (REPR) há trinta e oito anos, onde exerceu os cargos de Inspetor Regional e Inspetor Geral de Tributação, e de chefe dos Setores Consultivo, Normativo, de Processo de Natureza Tributária e de Processo Administrativo Fiscal, na área de tributação. É conselheiro no Instituto de Direito Tributário do Paraná (IDT/PR). É membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF) há trinta e três anos, onde exerceu as funções de Conselheiro suplente, Conselheiro titular, Representante fiscal, Secretário e Presidente. Atualmente também é Presidente do CCRF.

 
Inspetor Geral da Arrecadação

Marlon Jorge Liebel

Graduado em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE), especialista em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em Theory and Operation of a Modern National Economy pela George Washington University (GWU), mestre em Engenharia pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em Administração Estratégica pela Escola de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atuou como professor em cursos de graduação de (i) Administração, nas disciplinas de Administração Financeira e Orçamento Empresarial; (ii) Engenharia de Produção, nas disciplinas de Custos da Produção, Controle Estatístico de Processo (CEP), Desdobramento da Função Qualidade - QFD e Engenharia Econômica; e (iii) Ciências Contábeis, na disciplina de Orçamento Empresarial. Também atuou como docente em curso de MBA de Controladoria e Finanças, na disciplina de Sistemas de Custos Empresariais. É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e cinco anos, tendo sido chefe do Setor de Análise e Previsão da Receita, chefe do Setor de Controle da Arrecadação e Assessor da Inspetoria Geral de Arrecadação.

 
Inspetor Geral de Fiscalização

Alexandre de Souza

Formado em Administração de Empresas nas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) e pós-graduado no Curso de Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná. É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e cinco anos, exercendo funções nas áreas de Fiscalização e Arrecadação. De 2003 a 2006, atuou como Inspetor Regional de Fiscalização na Delegacia Regional de Jacarezinho. Entre 2007 e 2010, foi Assessor do Gabinete do Delegado na Regional de Umuarama. Assumiu a Gerência do Setor de IPVA na Inspetoria Geral de Arrecadação, nos anos de 2012 a 2015. Foi Delegado Regional da Receita de Curitiba entre 2015 e 2018 e, em 2019, atuou na Assessoria do Inspetor Geral de Arrecadação.

 
Inspetor Geral de Tributação

Sérgio Augusto Martins Lebre

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Arapongas (FAC - atual Unopar), graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), especialista em Direito Tributário Contemporâneo pela Unicuritiba, especialista em Informática com ênfase em Rede de Computadores pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Economia Moderna pela George Washington University (GWU). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 1997. Atuou como representante do Estado do Paraná nos Grupos Técnicos GT40 (Comunicação) e GT13 (Energia Elétrica) da Comissão Técnica Permanente (Cotepe) do Conselho de Política Fazendária Nacional (Confaz) em Brasília (DF), exerceu a Chefia do Setor Especializado em Comunicação e Energia Elétrica da Inspetoria Geral de Fiscalização e foi Assessor de Controle Administrativo da Inspetoria Geral de Tributação. Atualmente, também é Membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais (CCRF).

 
Assessor e Gerente de Assuntos Institucionais

César Augusto Konart

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou na administração pública no Grupo Financeiro Setorial da Secretaria de Estado da Administração. Posteriormente, por meio de concurso público, ingressou em junho de 1985 na carreira de Auditor Fiscal. Exerceu os cargos de Inspetor Regional de Fiscalização na Delegacia da Receita em Ponta Grossa, Assessor de Resultados na Delegacia da Receita em Guarapuava, Auxiliar Técnico na Inspetoria Geral de Fiscalização e Delegado da Receita Estadual nas delegacias de Cascavel, Curitiba, em duas oportunidades, e na Delegacia de Contribuintes de Outros Estados (DCOE).

 
Assessor e Gerente do Simples Nacional

Yukiharu Hamada

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo e especialista em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e seis anos. Na Receita Estadual, exerceu os cargos de Chefe da Agência da Receita Estadual em Colombo e Araucária, Assessor de Resultados na Delegacia Regional da Receita em Guarapuava, Corregedor e Chefe, há mais de dez anos, da Assessoria e Gerência do Simples Nacional. Foi também membro titular na Secretaria Executiva do Comitê Gestor do Simples Nacional, no período de 2015 a 2019.

 
Assessor e Gerente do Ambiente Analítico

David Saraiva Farias Fernandes

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Engenharia Elétrica na área de Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (USP). É Auditor Fiscal do Estado do Paraná há seis anos, com passagens pela Assessoria e Gerência de Tecnologia de Informação e desde 2014 atua na área de Data & Analytics.

 
Assessor e Gerente de Tecnologia da Informação

Gerson Ribeiro

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), formado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Economia (FAE) e especializando em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há seis anos e exerceu o cargo de Analista de Controle no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

 

 
Delegacias Regionais da Receita - DRR
 
1ª DRR - Curitiba

Suzane Gambetta Dobjenski

Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia (FAE Centro Universitário), especialista em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Gestão em Administração Tributária pela Escola de Administração Fazendária (ESAF). Auditora Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e cinco anos, onde exerceu o cargo de Chefe do Setor de Dívida Ativa, Inspetora Geral de Arrecadação e de Coordenadora do Comitê de Governança do Sistema de Gestão Tributária.

 
3ª DRR - Ponta Grossa

Audrey Oliveti Grubba

Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pelas Faculdades Positivo e em Direito pela Universidade Tuiuti. Auditora Fiscal desde 1994, exercendo atividades nas Delegacias da Receita de União da Vitória e Curitiba e funções de Apoio Técnico nos Setores de Regimes Especiais e de Comércio Exterior da Inspetoria Geral de Fiscalização. Atuou no Cenpre (atual Escola Fazendária do Paraná) e nas Inspetorias Regionais de Fiscalização da 1ª Delegacia da Receita de Curitiba e da 2ª Delegacia da Receita da Região Metropolitana de Curitiba.

 
5ª DRR - Guarapuava

Altair Batista de Souza

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Contestado (UnC) e especialista em Informática - Ênfase em Redes de Computadores pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e quatro anos, onde atuou na área de Fiscalização e de Tributação e na Coordenação Regional do Setor de Documentos Fiscais Eletrônicos. Exerceu os cargos de Inspetor Regional de Tributação e Assessor Técnico-operacional na 5ª Delegacia Regional da Receita.

 
6ª DRR - Jacarezinho

Hideki Hamada

Graduado em Ciências Contábeis e Direito pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) e pós-graduado em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal do Paraná há vinte e seis anos. Na Receita Estadual do Paraná, exerceu os cargos de Chefe da Agência da Receita Estadual de Siqueira Campos e Jacarezinho, Inspetor Regional de Arrecadação e Tributação e Assessor Operacional da 6ª DRR Jacarezinho.

 
8ª DRR - Londrina

Marlon Voigt Machado

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Controladoria Governamental pela Universidade Federal do Paraná, graduado também em Direito pela Faculdade Artur Thomas de Londrina. É Auditor do Estado do Paraná há vinte e seis anos. Nesse período, ocupou o cargo de Delegado Regional em três ocasiões, coordenou os estudos que culminaram com o fechamento dos postos de fiscalização de fronteira e coordenou também a abertura da então Delegacia de Investigação e Pesquisa.

 
9ª DRR - Maringá

Clóvis Medeiros de Souza

Graduado em Ciências Contábeis e Direito pela Faculdade Municipal de Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), respectivamente, com especialização em Direito Tributário. É Auditor Fiscal da Receita Estadual há trinta e cinco anos, tendo exercido os cargos de Inspetor Regional de Tributação da 9ª DRR e Assessor de Controle Operacional da Inspetoria Geral de Fiscalização, além de Vogal titular do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais do Estado do Paraná (CCRF/PR) e da Comissão Consultiva do ICMS do Estado do Paraná.

 
11ª DRR - Umuarama

Osni Vito

Graduado em Contabilidade e Direito pela Universidade Paranaense (Unipar) e especialista em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e cinco anos. Na 11ª Delegacia Regional exerceu os cargos de Inspetor Regional de Fiscalização e Inspetor Regional de Arrecadação.

 
13ª DRR - Cascavel

Silço Massao Takeshita

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá e especialista em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi funcionário administrativo da Fundação Universidade Estadual de Maringá, tendo exercido o cargo de Diretor de Contabilidade e Finanças. É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 1994, onde ocupou os cargos de Inspetor Regional de Fiscalização e Assessor Administrativo da 11ª Delegacia Regional da Receita - Umuarama. Exerceu também os cargos de Chefe da Agência da Receita Estadual de Cascavel e Toledo.

 
14ª DRR - Pato Branco

Ivanete Braz Tenorio

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Umuarama - Universidade Paranaense (Unipar), especialista em Direito Tributário Contemporâneo pelas Faculdades Integradas Curitiba e técnica em Contabilidade pelo Colégio Comercial Estadual Nilo Cairo da Silva. É Auditora Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 1996. Exerceu as funções de Inspetora Regional de Tributação e de Arrecadação, Apoio Técnico - Parecerista na Delegacia de Julgamento e Assessora do Gabinete Regional.

 
Delegacia de Julgamento

Hélio Issamu Sato

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus de Paranavaí (antiga Fafipa) e especialista em Direito Tributário pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná desde 1985.

 
Delegacia de Contribuintes Localizados em Outros Estados (DCOE)

Estevão Ramalho de Oliveira

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e especialista em Direito Tributário pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná há vinte e quatro anos, onde exerceu cargo de Assessor de Resultados na Delegacia de Contribuintes Localizados em Outros Estados (DCOE).