Acessar a calculadora Simples Nacional - ICMS/PR

O que é

Planilha em formato xls (excel) que possibilita efetuar a apuração da alíquota efetiva do ICMS do Paraná e o percentual de redução a ser informado no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - PGDAS-D, a partir de 1º/01/2018.

Esta ferramenta busca auxiliar o contribuinte a identificar alíquotas e percentuais de redução relativos aos ICMS PR a serem declarados no PGDAS-D.

Quem pode acessar

Contribuinte.

Onde acessar

Na internet.

Como acessar

Para identificar a alíquota efetiva do ICMS e o percentual de redução a ser informado no PGDAS-D, clique no botão "Acessar", abra a planilha e insira as informações acerca da receita bruta auferida em conformidade com o solicitado na própria planilha.

Prazo

O acesso à calculadora e os cálculos são imediatos.

O que diz a lei

A Lei Complementar nº 123/2006 determina que o valor devido mensalmente pelas empresas optantes pelo Simples Nacional é determinado pela aplicação de alíquotas efetivas, que são calculadas com base na alíquota nominal, na receita bruta acumulada nos doze meses anteriores ao período de apuração (RBT12) e parcelas a reduzir constantes em tabela própria.

Legislações complementares: