Sistema Novo SIAF inicia execução do Exercício 2022 17/01/2022 - 17:55

Começou nesta segunda-feira (17) a execução do Exercício 2022 pelo sistema de orçamento, finança e contabilidade do Estado do Paraná, Novo SIAF. A divulgação foi feita por meio de um comunicado da Diretoria de Contabilidade Geral do Estado da Secretaria da Fazenda.

Desde a implantação do Novo SIAF em meio a pandemia, medidas adotadas desde 2020 alcançaram bons resultados, por meio da Diretoria de Contabilidade Geral do Estado direcionando as ações e disciplinando os procedimentos, bem como pelas ações orquestradas pelas Diretorias de Orçamento e do Tesouro Estadual, não apenas para atender à demanda financeira, mas também para dar a máxima transparência a todos os processos.

Segundo a contadora Geral do Estado, Cristiane Berriel, “esta conquista é fruto do trabalho realizado em conjunto com as unidades contábeis do Estado do Paraná, que compreenderam e atenderam a devida observância dos prazos legais, a linearidade mensal de fechamento dos balancetes das unidades, a não abertura do sistema para ajustes de atos fora da competência a que se refere, as orientações expedidas pela Contabilidade Geral do Estado, dentre outros”.

A liberação do novo SIAF na data prevista só foi possível devido cumprimento dos prazos legais pelas Diretorias de Contabilidade, Tesouro e Orçamento do Estado e também pelo trabalho de sustentação do sistema, realizado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

“A Contabilidade Geral do Estado permanece em constante evolução, buscando aprimorar a cada dia o corpo normativo do Estado do Paraná, objetivando superar as limitações de sistema, sempre com todo respeito demandado pelo valoroso corpo contábil que compõe a estrutura de contabilidade deste valioso Ente da Federação”, destacou Berriel.

O Novo SIAF é o principal instrumento para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Estadual, utilizado por todos os órgãos da administração direta (Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário) e por grande parte da administração indireta (como autarquias e fundações públicas).