Secretaria da Fazenda realiza webinar sobre a importância da Contabilidade Pública 17/09/2020 - 10:20

A contabilidade pública é um ramo que ganhou maior relevância e valorização especialmente com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em 2000. E durante períodos de exceção – como o atual, devido à pandemia –, em que crescem as despesas extraordinárias, torna-se um instrumento ainda mais fundamental para o controle e a acompanhamento das contas municipais, estaduais e federais.

Para debater o tema, a Contabilidade Geral do Estado, ligada à Secretaria de Estado da Fazenda, promove em 22 de Setembro – Dia do Contabilista – o webinar “Contabilidade Pública – Instrumento de mensuração da eficiência e da economicidade no gerenciamento dos recursos”, com as presenças de diversos especialistas no tema.

Participarão o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior; a Contadora-Geral do Estado, Cristiane Berriel; o Controlador-Geral do Estado, Raul Siqueira; a Chefe de Gabinete da Sefa, Lilian Alves; o contador e membro da Comissão dos Contadores Públicos do Paraná, Décio Cardim; e Luciane Maria Gonçalves Franco, Diretora-Geral do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). A mediação será feira pelo Diretor-Geral da Sefa, Eduardo Castro.

“A Contabilidade Pública, como um ramo da Ciência Contábil, tem foco no patrimônio, no caso o patrimônio público. Por essa razão, é a ferramenta capaz de registrar e devidamente mensurar a eficiência e economicidade na gestão dos recursos públicos. Desta forma, torna-se imprescindível que cada vez mais seja reconhecida como tal, não só por gestores, mas pela sociedade, visto que seus informes, relatórios e demonstrativos expõem os resultados e fluxos orçamentário, financeiro e patrimonial”, explica a Contadora-Geral Cristiane Berriel.

Assim, o objetivo principal da Contabilidade Pública é fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões e aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação. “Além, é claro, de ser um poderoso instrumento de transparência junto à população e às instituições”, completa Cristiane.

O evento é gratuito e destinado a contabilistas, economistas, estudantes e ao público em geral e será transmitido pelo canal da Sefa no Youtube.
 
____________
S E R V I Ç O

Contabilidade Pública: Instrumento de mensuração da eficiência e da economicidade no gerenciamento dos recursos

  • Data: 22 de setembro
  • Horário: 10h
  • Onde: www.youtube.com/sefaparana

GALERIA DE IMAGENS