Secretaria da Fazenda participa de seminários sobre educação fiscal 17/06/2021 - 18:08

Inscrições estão abertas até segunda-feira (21), são gratuitas e ofertadas ao público em geral. Realizados pela Universidade Estadual de Maringá, eventos são online e acontecem segunda e terça-feira que vem.

Com o intuito de fortalecer e estimular o exercício da cidadania fiscal em todo o contexto social, a Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná, por meio da Escola Fazendária do Paraná (Efaz), participam nos dias 21 e 22 de junho do Seminário Nacional de Educação Fiscal, XXII Seminário Paranaense de Educação Fiscal e IV Seminário de Educação Fiscal de Goioerê.

Oe eventos são realizados pela Universidade Estadual de Maringá, com apoio da Secretaria da Fazenda e outros parceiros. Eles acontecem de maneira conjunta e serão transmitidos pelo canal dos Amigos do Mudi - Museu Dinâmico Interdisciplinar, no Youtube, a partir das 13h20 de segunda-feira (21).

As atividades ocorrem em módulos diurno e noturno. Os inscritos no módulo diurno receberão um certificado de 8h e no módulo noturno um certificado de 3h, ambos emitidos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

INSCRIÇÕES - As inscrições estão abertas até segunda-feira, dia 21 de junho, são gratuitas e ofertadas ao público em geral. Para realizar a inscrição acesse o formulário dos módulos: diurno e noturno.

Para o diretor da Escola Fazendária do Paraná, Mário Brito, a Efaz é um dos pilares que sustentam a Educação Fiscal no Estado. “O Seminário Paranaense de Educação Fiscal tem sido, ao longo dos anos, um evento fundamental para unir a sociedade paranaense em torno desses objetivos. Com isso, pretendemos conscientizar o cidadão da importância socioeconômica do tributo e estimulá-lo ao acompanhamento da gestão dos recursos públicos”, diz Brito.

Os eventos são promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM; o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), a UEM FM 106,9, a UEM TV, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte/Núcleo Regional de Educação de Goioerê; a Secretaria Municipal de Educação de Goioerê, a Receita Federal do Brasil, o Grupo de Educação Fiscal do Paraná (Gefe/PR) e o GT66 - Educação Fiscal.

PROGRAMAÇÃO - A programação do evento conta com palestras e painéis que abordam a educação fiscal sob diferentes perspectivas e contextos. Haverá também apresentações culturais realizadas pelo Grupo Abaecatu no painel “Música e Poesia para falar de Cidadania Fiscal” e pela Trupe Arte, Ética e Cidadania Fiscal, que encenará a peça educativa "O Auto da Barca do Fisco em Tempos de Pandemia".

“Todos os eventos de educação fiscal são importantes para a conscientização e debate. Nestes seminários teremos também a presença de palestrantes de diversas regiões do país, o que contribui para a formação de novas e diferentes perspectivas sobre o tema”, comenta o coordenador dos projetos de educação fiscal da UEM, Marcílio Hubner.

Realização e apoios – Os eventos contam também com o apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), do Rotary Club Goioerê, do Rotary Club Satélite de Goioerê União Atitude, do Campus Regional de Goioerê (CRG) da UEM, da Associação dos Amigos do Mudi (Amudi), da Associação Comercial e Empresarial de Goioerê (Acig), da Escola de Gestão do Paraná, da Faculdade de Ampére (Famper), da Faculdade Dom Bosco de Goioerê, do Observatório Social de Goioerê, do Observatório Social de Maringá, do Polo EAD Unicesumar - Goioerê e do Polo UAB - Universidade Aberta do Brasil - Goioerê.

Seminário Nacional de Educação Fiscal
XXII Seminário Paranaense de Educação Fiscal
IV Seminário de Educação Fiscal de Goioerê”
Data: 21 E 22 DE JUNHO