Receita Estadual promove atividades de Educação Fiscal nas escolas de Maringá e região 15/06/2022 - 17:18

A 9ª Delegacia Regional da Receita Estadual de Maringá retomou na última semana as atividades de Educação Fiscal nas Escolas da região noroeste do estado. O Grupo de Educação Fiscal esteve no 4° Colégio Estadual Militar da região, oportunidade em que realizou ações de cidadania fiscal com aproximadamente 550 alunos nos turnos da manhã e tarde.

A ação teve como objetivo levar de forma lúdica conteúdos para ajudar formação dos alunos que vão participar do concurso de redação sobre Voto Consciente, coordenado pelo Observatório Social de Maringá e conta com a participação das escolas e universidades.  

Foram realizadas palestras e apresentações culturais com viés de cidadania como, por exemplo, o ‘Show Música e Poesia para Falar’ de Cidadania e o teatro ‘O Auto da Barca do Fisco’ do Grupo Abaecatu da Universidade Estadual de Maringá que utiliza o método com a ciência e a arte para falar de cidadania fiscal. Ambos os projetos são encenados por estudantes e professores da UEM, com a participação de funcionários públicos do Núcleo de Educação, Receitas Estadual e Receita Federal,  entidades estas que compõem o grupo de trabalho.

Segundo o palestrante, professor Marcílio Hubner, “é importante falar com os alunos sobre cidadania fiscal, de modo a despertar nos mesmos o interesse para uma participação mais ativa diante do espaço público, da política e do acompanhamento da gestão pública”.

Para a coordenadora do colégio Gisele Araújo, “trazer este formato de atividade para a sala de aula é muito importante para a formação cidadã dos alunos, além de tratar temas importantes de forma leve e lúdica,  com  música e  teatro”.

Os próximos encontros acontecem dias 22 de julho no Colégio Estadual de Aplicação Pedagógica da UEM e 10 e 11 de agosto no Colégio Independência de Sarandi/PR.

GALERIA DE IMAGENS