Receita Estadual marca presença no lançamento do Programa Nacional do Confia 12/12/2025 - 10:46
A Receita Estadual participou, nesta semana, do evento de lançamento do Programa de Conformidade Fiscal para Grandes Contribuintes da Receita Federal do Brasil (CONFIA). A diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta, e o auditor fiscal Ezequiel dos Santos, líder do Projeto de Conformidade Fiscal do Paraná, representaram o Estado na solenidade, que reuniu autoridades, especialistas e empresas participantes do programa-piloto.
Ao longo do encontro, acompanharam painéis com a presença de especialistas da Universidade de Viena, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Fundo Monetário Internacional (FMI), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e de integrantes da Administração Tributária da Espanha. Os painéis destacaram tendências internacionais, desafios regulatórios e os caminhos para o fortalecimento da relação entre fisco e contribuinte.
A diretora da Receita Estadual destacou a importância do intercâmbio com outras administrações tributárias. “As experiências apresentadas por outros países e pela própria Receita Federal do Brasil demonstram que a conformidade cooperativa é um caminho sem volta. Esse diálogo internacional reforça a necessidade de termos, no Paraná, um programa sólido, estruturado e capaz de promover um novo patamar de relacionamento com os contribuintes”, afirma Suzane Gambetta.
O evento também contou com a participação de diversas empresas que integraram o projeto-piloto do Confia.
CONFIA PARANÁ – Assim como a Receita Federal do Brasil, o Estado do Paraná também avançou na institucionalização de sua política de conformidade cooperativa. A lei e as normas que estruturam o Confia Paraná já foram publicadas, estabelecendo as bases do Programa de Conformidade Fiscal Cooperativa do Estado. A iniciativa será oficialmente lançada nos próximos meses e objetiva reforçar o compromisso da Administração Tributária Estadual com uma atuação moderna, orientadora e alinhada aos melhores padrões internacionais.



