Operação conjunta combate organizações criminosas que utilizam as regiões fronteiriças 01/10/2021 - 10:14

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) divulgou nesta quinta-feira (30/09) o resultado das três fases da operação Fronteiras e Divisas Integradas I, executada com o apoio das forças de segurança dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de outras instituições. A operação tem o intuito de combater organizações criminosas que utilizam as regiões fronteiriças e de divisas para passagem de ilícitos e outras ações criminosas. As etapas ocorreram de 13 a 21 de setembro, e resultaram, somados os três estados, na prisão de 946 pessoas, além da apreensão de 76 adolescentes.

Ainda durante o período das ações, os policiais dos três estados, juntamente com outras instituições estaduais e federais, retiraram de circulação 29,2 mil quilos de drogas, 2,2 milhões de maços de cigarro e 132 armas de fogo. Também foram apreendidos 613 veículos e 259 celulares, e 147 veículos foram recuperados.

De acordo com o Secretário da Segurança do Paraná, Romulo Marinho Soares, esta grande operação é possível graças à parceria e integração dos estados envolvidos com o mesmo propósito – combater a criminalidade.

“É um trabalho conjunto com outros estados, que envolve diversas forças policiais e instituições estaduais e federais, com foco em desconstruir a rede de tráfico para promover a manutenção da segurança pública do Paraná. Além disso, essa ação permite a atualização e mapeamento da logística de atuação da Secretaria, que servirá de base para futuras operações”, afirmou Soares.

PARANÁ - Somente no Paraná, nas três fases, foi empregado um efetivo de 9.815 policiais e servidores estaduais e federais, que atuaram em pontos de bloqueio na fronteira com o Paraguai e nas principais vias estaduais e federais, entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também foram intensificadas as fiscalizações nas rodovias que dão acesso ao porto de Paranaguá e ao Aeroporto Internacional Afonso Pena para evitar a passagem de ilícitos em território nacional, que têm como destino, principalmente, as regiões Sul e Sudoeste do país.

As equipes contaram com aproximadamente 3.264 viaturas, duas aeronaves, cinco cães de faro, além de dois drones para patrulhamento preventivo e ostensivo. Toda ação foi monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Secretaria da Segurança, que conta com estrutura de câmeras e o apoio de representantes das instituições e dos órgãos de inteligência. Nas três fases foram utilizadas aproximadamente 2.533 câmeras de monitoramento em todo Estado.

A operação resultou, no Paraná, em 16.972 pessoas abordadas e, destas, 122 foram presas, além de 27 adolescentes apreendidos.

Também foram abordados 9.306 veículos e outros 1.837 fiscalizados eletronicamente – 299 acabaram autuados ou notificados e 32 apreendidos. Foi tirada de circulação 1,9 tonelada de drogas e apreendidas 22 armas de fogo, 337 munições, 300 quilos de agrotóxico e 810 mil maços de cigarro. As forças policiais recuperaram 19 veículos.

O coordenador da operação e chefe do Centro de Inteligência Estratégica da Sesp, coronel Luiz Augusto Santiago, destacou a atuação conjunta, de forma planejada entre os estados, como ferramenta fundamental para o sucesso na operação contra os ilícitos, desde a entrada através da fronteira com os países vizinhos, até uma possível saída pelos portos e aeroportos.

“Foram quase 10 mil homens empregados nesta operação e o resultado desse trabalho em conjunto foi muito positivo, pois tivemos um alto volume de apreensões e prisões efetuadas e, com isso, a maior beneficiada é a sociedade. Atuando conjuntamente com as forças estaduais, federais e municipais, podemos trazer mais segurança, não só para estado do Paraná, mas para o Brasil como um todo”, destacou o coronel Santiago.

RECEITA ESTADUAL - A Receita Estadual do Paraná também atuou durante as três fases, com 143 profissionais fazendo a fiscalização de possíveis irregularidades em 38 pontos, o que resultou em 141 autos de infração lavrados e na aplicação de mais de R$ 1,6 milhão em multas. Entre os principais produtos autuados estavam materiais de construção, madeira e derivados, carne bovina, entre outros.

FASES - A primeira fase da Operação Fronteiras e Divisas Integradas I aconteceu de 13 a 15 de setembro, com ações preventivas, repressivas e de polícia judiciária na região de fronteira com o Paraguai, entre as cidades de Foz do Iguaçu e Guaíra, região Oeste do Paraná.

Na segunda etapa, de 16 a 19 de setembro, houve intensificação operacional em todo Estado, nas rodovias estaduais e federais na região fronteiriça com o Paraguai, na divisa com o Mato Grosso do Sul, além dos acessos ao Aeroporto Afonso Pena e ao Porto de Paranaguá.

De 20 a 21 de setembro, a terceira fase consistiu em operações preventivas e repressivas, de forma combinada com as forças federais e de polícia judiciária, na região de divisa com o estado de São Paulo, além de ações de reforço no Aeroporto Afonso Penna e no Porto de Paranaguá.

PARTICIPANTES - Participaram desta operação, pela Secretaria da Segurança do Paraná, as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, com apoio da Polícia Científica e do Departamento Penitenciário (Depen), integrantes do Centro de Inteligência Estratégica, do Departamento de Inteligência (Diep) e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

Além das forças policiais estaduais, também são parceiros, com intuito de combater a passagem de ilícitos e outros crimes relacionados, as Secretarias da Segurança Pública de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além da Polícia Rodoviária Federal, Exército e Marinha do Brasil, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Receita Federal, a Receita Estadual, a Portos do Paraná e a Infraero.