Fórum Macrofiscal debate cenários econômicos e desafios para as finanças públicas 04/02/2026 - 17:11

O panorama econômico e seus efeitos nas finanças públicas foi o foco do 6º Fórum de Conjuntura Macrofiscal do Paraná, realizado nesta quarta-feira (4), na Secretaria da Fazenda. O encontro reuniu servidores e gestores públicos para discutir os principais desafios e perspectivas do cenário econômico nacional e internacional, abrindo o calendário de atividades de 2026 da Sefa.

Promovido pela Diretoria do Tesouro Estadual (DTE), em parceria com a Escola Fazendária (Efaz), o fórum teve como convidado o economista-chefe da BB Asset, José Maurício Pimentel Baptista. Ele conduziu o debate com o tema “Cenários Econômicos: Desafios e Perspectivas”, apresentando uma análise técnica e estratégica sobre o contexto macroeconômico e seus reflexos na gestão fiscal e no planejamento do Estado.

Durante a exposição, o economista destacou que o ano de 2026 será marcado por um ambiente internacional ainda incerto, especialmente nos Estados Unidos, onde fatores políticos, geopolíticos e fiscais seguem influenciando a economia. Na Europa, o crescimento permanece lento, enquanto a China segue em um processo de desaceleração, impactada principalmente pelo desempenho do setor imobiliário.

No cenário brasileiro, José Maurício apontou que, após os efeitos do aperto monetário observados em 2025, a economia brasileira tende a apresentar recuperação gradual ao longo de 2026. O avanço da renda das famílias, o impulso fiscal e políticas de sustentação da demanda devem contribuir para a retomada do crescimento, ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) registre uma expansão mais moderada. 

“Momentos como este são fundamentais para que nossos servidores e gestores tenham uma leitura atualizada e consistente do cenário econômico, para que assim, a Sefa esteja em consonância com o panorama atual”, destaca o diretor-geral da Secretaria da Fazenda, Luiz Paulo Budal.

FÓRUM DE CONJUNTURA – O Fórum de Conjuntura Macrofiscal do Paraná é uma iniciativa da Secretaria da Fazenda para aprimorar o conhecimento técnico das equipes envolvidas, proporcionando uma compreensão aprofundada dos debates econômicos e do contexto fiscal do Estado. A proposta é promover Reuniões de Conjuntura Econômica com economistas, especialistas e gestores públicos externos para debater e compartilhar experiências, auxiliando o Paraná a se preparar para mudanças e desafios futuros.

O evento foi organizado pela Escola Fazendária do Paraná (EFAZ) em parceria com a Diretoria do Tesouro Estadual (DTE).

GALERIA DE IMAGENS