Empresas do Centro-Sul do Estado são focos de operações da Receita Estadual 22/09/2023 - 17:00

A 5ª Delegacia da Receita Estadual de Guarapuava realizou nesta semana a 2ª etapa da Operação Madeireiras de combate às irregularidades fiscais nas cidades de Guarapuava e General Carneiro, na região Centro-Sul do Estado.

Ao todo, foram visitadas 25 empresas. Destas, uma estava sem inscrição, duas estavam com estoques sem notas, oito com irregularidades cadastrais e onze não existem nos locais informados. Apenas quatro empresas possuem situação regular.

Durante a operação os auditores fiscais também verificaram a circulação de mercadorias de trânsito, com o objetivo era averiguar a regularidade e o pagamento dos impostos de mercadorias que circulam pela região.

Foram efetuadas averiguações nas empresas existentes no setor para consulta da regularidade cadastral e legitimidade dos estoques, com a intenção de constatar a existência de estoques sem notas fiscais. A operação ocorreu em conjunto com o Instituto Água e Terra (IAT) e a Força Verde, além da Polícia Militar e da Prefeitura de Guarapuava.

O delegado da Receita Estadual, Altair Batista de Souza, ressalta o trabalho constante no setor madeireiro da região. “Fizemos averiguações a pedido do ministério público e verificamos a existência de muitas irregularidades no setor, tanto de cadastro e estoque, quanto da falta de pagamento do imposto. Então expandimos esse trabalho que inicialmente começou em General Carneiro para mais municípios, além de atender denúncias que foram encaminhadas pelos órgãos públicos”, destaca.

O fisco estadual irá analisar os dados coletados e poderá emitir mais autos e tomar outras providências, como iniciar auditorias e/ou efetuar denúncias administrativas e penais.

GALERIA DE IMAGENS