Auditores fiscais participam do 10º Prêmio Gestor Público Paraná 23/11/2022 - 16:36

Na última terça-feira (22) auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual participaram da solenidade de premiação do X Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR). O evento foi organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná, com participação da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e teve como tema do ano: “Energia Sustentável: Garantia do Amanhã”.

A premiação aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná com objetivo de reconhecer e premiar projetos implantados de gestores de municípios paranaenses que tenham relevância para a população e para a eficiência do gasto público.

Nesta 10ª edição, o Prêmio contou com a participação de 77 municípios paranaenses e 203 projetos inscritos.

As principais categorias premiadas foram:

O Troféu Melhor do Ano de 2022 foi para o município de Roncador (PR). O projeto  Roncador Sustentável, transforma resíduos sólidos em cinzas não poluentes, em asfalto e insumos agrícolas.

O Troféu Tema do Ano - Energia Sustentável foi para dois municípios: Ponta Grossa (PR), transformando resíduos em energia; Cascavel (PR), geração distribuída de energia elétrica a partir do biogás proveniente do aterro municipal;

O Troféu Tecnologia e Inovação foi para a cidade de Medianeira (PR) com o projeto Mapa Digital, do qual se monitora  à distância ruas e estradas, permitindo melhor conservação.

Foram premiados também projetos na área de produção artística, saúde de crianças autistas, trabalho para presos em regime semi-aberto e fomento ao comércio

Energia Sustentável - O tema da premiação de 2022 traz diversos projetos interessantes que discutem e colocam em prática o importante debate sobre sustentabilidade, assunto recorrente no espaço público municipal. Em anos anteriores, outros projetos também trabalharam com o tema da sustentabilidade, como a instalação de painéis solares nos prédios públicos e usinas de geração de bioenergia a partir do lixo coletado na cidade.

Desde a primeira edição do PGP-PR, cerca de 400 projetos foram premiados com troféu, certificação e menção honrosa.