Ouvidoria diminui tempo de respostas às manifestações de contribuintes 18/04/2023 - 15:12

Ao longo de 2022, a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) promoveu mudanças nos procedimentos dos atendimentos que resultaram em mais eficiência e produtividade aos serviços prestados ao contribuinte. Com isso, o tempo médio de resposta das manifestações diminuiu para quatro dias, reduzindo o resultado que antes era de nove dias. Somente no primeiro trimestre de 2023, a Ouvidoria da Fazenda já realizou 846 atendimentos.

Através da Ouvidoria é possível sanar dúvidas, apresentar reclamações, denúncias, críticas, elogios e sugestões. As manifestações foram recebidas por meio do site, por telefone, e-mail, WhatsApp, Carta e chat-online. Os assuntos mais procurados foram: Atendimento, IPVA, Nota Paraná e procedimentos da Receita Estadual e de competência Federal. Ao todo, no ano de 2022, foram registrados cerca de 2.671 atendimentos e solicitações.

“Com a modernização, a Ouvidoria proporciona aos contribuintes maior autonomia; atendimento satisfatório às demandas dos cidadãos; melhorias nas ações de fiscalização de sonegação fiscal; mais agilidade e eficiência na comunicação interna do órgão; além do fomento crescente à atividade do controle social sobre a administração pública”, destacou ouvidora da Sefa, Clarice Kusma.

A Ouvidoria é o canal de comunicação que faz a ligação entre o cidadão e as diversas áreas da Secretaria de Fazenda (Sefa) e da Receita Estadual do Paraná (REPR).

Para mais informações, acesse a Cartilha do Cidadão ou fale com Ouvidor.