Governo e Landis+Gyr firmam compromisso para novos projetos de obras na saúde 21/11/2023 - 09:05

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Fazenda (Sefa), formalizou nesta segunda-feira (20) a assinatura de um Termo de Reinvestimento com a empresa Landis+Gyr do Brasil pelo programa Paraná Competitivo, no valor de R$ 1,3 milhão, para elaboração de projetos de obras da saúde. A concretização das obras será realizada com outros recursos (próprios ou convênios).

Os projetos contemplam a reforma do prédio onde funciona o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) em Apucarana; Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) Tipo III de Goioerê e Pitanga; novas maternidades nos municípios de Reserva e Bela Vista do Paraíso e a reforma do prédio próprio da Sesa, localizado no Centro de Curitiba, onde funcionam a Central de Transplantes (CET) e o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

“Somos um governo que tem vários braços, e este projeto faz parte de um conjunto de ações para garantir melhorias e dar mais dignidade para as pessoas, fazendo com que elas não precisem se deslocar por horas para realizar um exame ou fazer um acompanhamento médico”, disse o vice-governador Darci Piana.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que esses projetos serão utilizados futuramente como base para outras regiões. “Essas obras são muito importantes para atender de forma microrregional, e esses municípios receberão esses pilotos. Logo queremos levar para outros municípios. Esse já era um compromisso e agora estamos formalizando para regionalizar ainda mais a saúde do Paraná”, disse.

Com o reinvestimento realizado por empresas enquadradas no programa de incentivo fiscal do Estado, a Sesa garante mais agilidade na elaboração dos projetos, considerando que estes escritórios possuem experiência com projetos e obras na área da saúde. Após a entrega dos projetos, serão realizados convênios e licitações para dar início a execução das obras.

“Viabilizamos estes termos de reinvestimentos e com isso é possível atender os projetos das secretarias”, afirmou Celso Ademir Chiquim, analista do setor de assuntos econômicos e tributários da Sefa.

OBRAS – No Cisvir em Apucarana, o projeto da nova obra contempla uma nova área de 900 m² e conta com 13 novos consultórios que possibilitarão mais de nove mil atendimentos a mais por mês, implementação de um centro cirúrgico com duas salas cirúrgicas e toda infraestrutura necessária para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Região.

O AME Tipo III funcionará como uma policlínica municipal em Goioerê e Pitanga, proporcionando atendimento ambulatorial em várias especialidades, com consultórios médicos multiprofissionais, atendendo uma média de cinco mil pacientes por mês, em uma área de aproximadamente 1.014 m² cada.

Já os projetos das novas maternidades de Reserva e Bela Vista do Paraíso abrangem uma área de 800 m² cada e tem por principal objetivo disponibilizar um ambiente aconchegante, acolhedor e seguro para a gestante e o recém-nascido.

O prefeito de Reserva, Lucas Machado Ribeiro, falou sobre o projeto e sobre o benefício da nova obra. “Hoje estamos realizando um sonho que não conseguiríamos sozinhos, mas com o apoio do Governo do Estado estaremos ampliando os atendimentos e dando melhores condições de atendimento em saúde para nossa população”, afirmou.

O prédio próprio da Sesa, localizado na Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba, possui cerca de 5.878,97 m² e necessita de reformas na estrutura para abrigar a Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), o Centro de Simulação, a CET e o CRIE. A atual ocupação do edifício é a CET e o CRIE que utilizam apenas parte do térreo da edificação.

PARANÁ COMPETITIVO – Ao participar do Paraná Competitivo, cujo objetivo central é atrair investimentos para o Estado, as empresas assumem o compromisso de reinvestir parte dos incentivos fiscais recebidos em ações de cunho social gerenciadas pelo governo. Há duas opções para cumprimento dessa obrigação: mediante depósito na conta corrente do programa, para redistribuição a fundos específicos na forma da legislação, e mediante realização de projetos em ações sociais, ou no desenvolvimento do esporte, da cultura ou da saúde, em conformidade com os programas gerenciais do Estado.

LANDIS+GYR – Por mais de 125 anos, a Landis+Gyr lidera soluções de gerenciamento de energia, oferecendo infraestrutura avançada e tecnologias para redes inteligentes. Seu portfólio ajuda empresas de serviços públicos a aprimorar operações, proteger ativos e reduzir custos, priorizando qualidade, confiabilidade e inovação. Desde 1896, a Landis+Gyr é pioneira em sistemas de medição inteligente, fornecendo soluções adaptadas aos desafios específicos de cada cliente.

“Estamos felizes em formar mais essa parceria. Nossa empresa tem o perfil de atuar bastante com a sociedade, e estes projetos têm uma relação muito grande com o que já fazemos e agora contribuindo com a Sesa ficou melhor ainda”, disse Edinaldo Sousa Pinto, diretor financeiro e tributário da Landis+Gyr, que participou da assinatura.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; os deputados estaduais Evandro Araújo e Tiago Amaral; o superintendente-geral de Apoio aos Municípios, Junior Weiller; os prefeitos de Goioerê, Betinho Lima; Bela Vista do Paraíso, Fabrício Pastore; Pitanga, Maicol Geison Callegari Rodrigues Barbosa, além de demais gestores e profissionais da Sesa.