Exercício Financeiro 2023 do Estado inicia o ano com projeto piloto do SIAFIC 16/01/2023 - 18:15

A Secretaria da Fazenda, divulgou nesta segunda-feira (16), por meio de comunicado, o início da execução do Exercício 2023 do Estado do Paraná, pelo Sistema de Orçamento, Finanças e Contabilidade do Estado, o novo SIAF.

O SIAF é o principal instrumento para registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Estadual, utilizado por todos os órgãos da administração direta (Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário) e por grande parte da administração indireta (como autarquias e fundações públicas).

Também neste começo de ano, a Secretaria da Fazenda segue com a implementação do projeto piloto do SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle). O Sistema que faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II) atuará como uma ferramenta básica, do sistema contábil e financeiro de execução orçamentária do Estado, operando em paralelo com o SIAF, testando suas funcionalidades ao longo do exercício 2023, de forma que, três órgãos adotarão inicialmente a ferramenta: o Tribunal de Justiça, o Tesouro Estadual e a Administração Geral do Estado.