Contabilidade Geral do Estado oferece curso sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira para servidores 19/04/2023 - 16:37

Na próxima terça e quarta-feira (25 e 26), das 8h30 às 12h30, a Secretaria da Fazenda, por meio da Diretoria de Contabilidade Geral do Estado (DCG), promove o curso sobre o novo Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFIC) que se encontra em fase de testes da sua implementação. O evento será transmitido no canal de YouTube da Escola Fazendária do Paraná (EFAZ) e com carga horária de 8 horas, divididas em dois dias com duração de 4 horas cada.

O objetivo do curso é apresentar uma visão geral sobre a base conceitual e legal do SIAFIC, para que o servidor tenha uma básica noção sobre os principais conceitos e estrutura do sistema. As inscrições devem ser feitas até a data limite, dia 24 de abril, através deste link que leva ao site da Escola de Gestão.

SIAFIC - O SIAFIC faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II) e atuará como uma ferramenta complementar de transparência, aprimorando a qualidade da aplicação do recurso com foco na integração dos sistemas da administração pública com os demais sistemas financeiros, adicionando novas funcionalidades para avaliação do uso dos recursos públicos ou implantando certificação digital. Ele é administrado simultaneamente entre as diretorias de Contabilidade Geral (DCG), Orçamento Estadual (DOE) e Tesouro Estadual (DTE) e está sendo operado em conjunto ao novo SIAF com alguns Poderes, como o Tribunal de Justiça.

O curso será ministrado pela Diretora de Contabilidade do Estado, Cristiane Berriel, em três módulos. No primeiro módulo serão abordados conceitos como contextualização e fundamentação legal, sistema único e integrado, padrão mínimo de qualidade exigido pelo Decreto Federal nº 10.540/2020, evolução das ferramentas de controle das finanças públicas e benefícios para a gestão pública.

O segundo módulo, abordará aspectos gerais, como a abrangência do sistema, governança pública, papel do Poder Executivo e dos demais poderes e órgãos, gerenciamento do SIAFIC e impactos nas rotinas de trabalho e fluxos de informações. Além disso, o módulo irá ensinar como elaborar um plano de ação para adequação às novas regras e qual a obrigatoriedade de divulgação, bem como o tratamento dos dados pessoais e a necessidade da transparência nas contas dos governos.

Já o terceiro e último módulo trará as normas gerais para consolidação das contas públicas, as normas contábeis específicas que deverão ser elaboradas e a quem compete a sua elaboração, os requisitos de procedimentos contábeis, as responsabilidades das unidades administrativas e os entes federativos.

Ao final do curso, os participantes poderão preencher um formulário de avaliação e receberão certificados de participação, desde que tenham obtido 70% de presença. O curso é mais uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em administração financeira.

Para acessar as aulas, clique nos links abaixo: