Separtec apresenta potencial de inovação do Estado para empresários da área 03/09/2021 - 16:31

A coordenação do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), vinculada à Secretaria da Fazenda e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, recebeu nesta semana uma comitiva da empresa paranaense Inoar Sistemas e da italiana TMT Italy (Taylor Management Team) e apresentou os projetos de parques tecnológicos, voltados a fortalecer o potencial de inovação do Estado. 

O encontro fomentou o debate sobre as operações e estruturas dos parques com o objetivo de potencializar novas ações da empresa italiana no Paraná com possíveis parcerias com eles e as empresas instaladas neles, formando parcerias tecnológicas bilaterais. 

A coordenadora do GT/Permanente do Separtec, Danielle Portela, destacou a importância de fortalecer parcerias nacionais e internacionais. “Precisamos integrar cada vez mais as políticas públicas voltadas à inovação para o avanço tecnológico e científico do Estado, garantindo, assim, a sinergia necessária para impulsionar efetivamente o desenvolvimento dos setores produtivos empresariais do Paraná”, afirmou. 

Para o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Pelegrina, o envolvimento das universidades estaduais no Sistema de Parques Tecnológicos contribui para o desenvolvimento do processo de transferência de tecnologia e fortalece o Sistema de Inovação do Paraná.

“Os Parques Tecnológicos se apresentam como ambientes favoráveis de apoio para empresas com ações voltadas para a inovação. A interação dessas empresas com universidades e centros de pesquisas, que detém o conhecimento científico e tecnológico, estimulam o ecossistema de inovação do Paraná. As ações de conexão e aproximação das universidades com as empresas se dá por meio dos Núcleos de Inovação Tecnológica e das Agências de Inovação”, complementou. 

A Inoar Sistemas, fundada em 2014, instalada em Curitiba e Cascavel, é especialista em soluções para climatização comercial, industrial e do agronegócio, eficiência energética, mobilidade e produtos e trabalha em parceria com a TMT – Italy TailorMade, empresa voltada ao estudo e oferta adequada de solução para negócios, prestando suporte e execução de projetos tecnológicos e inovadores. 

"A nossa confiança sobre os avanços tecnológicos e humano e as potencialidades de desenvolvimento do estado do Paraná foram positivamente superadas com o conhecimento organizativo e técnico do Separtec e das atividades dos 18 parques tecnológicos, criando um clima de oportunidades de crescimento para ambos os atores", destacou o CEO da TMT -Taylor Made Management Team - Itália, Franco Ciranni.

SEPARTEC – O Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná, tem a missão de elaborar uma política pública para a implantação de parques tecnológicos. Presidido pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Separtec conta com a participação de secretarias de Estado, universidades, entidades representativas de classe e institutos de pesquisas. 

Entre as funções do Conselho Estadual dos Parques Tecnológicos, que gerencia o sistema, estão mapear as iniciativas existentes nessa área, apontar segmentos prioritários, aprovar e acompanhar a implantação dos parques além de buscar fontes de recursos para os projetos. 

O Complexo de Parques Tecnológicos se caracteriza como um ambiente planejado que oferece serviços e infraestrutura com o objetivo de estimular e fortalecer a competitividade, o desenvolvimento da inovação e aproximar universidades, centros de pesquisa e as empresas residentes, a fim de aumentar a competitividade empresarial. 

PRESENÇAS – Participaram da reunião José Maurino de Oliveira Martins, secretário executivo do Separtec; Franco Ciranni, CEO da TMT -Taylor Made Management Team – Itália; Claudio Araújo Rocha, CEO da TMT – Taylor Management Team – Brasil; Amarildo Inocêncio, CEO da Inoar Sistemas; Francisco de Assis Inocêncio, CEO da FAI Consultores; Vilson Mariano Mazzi, CEO da VMS Consultoria;  Lindolfo Jr., diretor de Novos Negócios e Relações Internacionais Tecpar; e representantes dos parques tecnológicos do Paraná.