Gestão de processos é uma iniciativa de baixo custo que traz muitos resultados positivos à Fazenda Estadual 05/09/2023 - 10:35

No último mês, a Secretaria da Fazenda recebeu a missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para uma série de reuniões de supervisão do Profisco II (Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Paraná). Uma das ações mais elogiadas e destacadas foi o painel de mapeamento da Cadeia de Valor.

“Adoramos o painel porque trata-se de um produto de baixo custo, além de ser um modelo de modernização fazendária, que apresenta uma constante atualização do mapeamento dos processos da Secretaria”, destaca Cristina MacDowell, chefe da equipe do BID.

O mapeamento da cadeia de valor é uma ferramenta que foi criada por Michael Porter, professor da Harvard Business School, com o objetivo de fortalecer os elos de uma organização com seu público externo e interno. Ele permite, por exemplo, a compreensão de como diferentes processos, de equipes diversas, estão interligados e como se relacionam nas várias atividades.

No caso da Fazenda, entram na análise as atividades-chave, de gestão orçamentária, arrecadação de impostos, controle fiscal e serviços ao contribuinte, bem como operações de suporte, como Gestão, Controle Institucional, Gestão de Pessoas, Gestão de Tecnologia da Informação e outros.

PROGRESSO - São realizadas atualizações periódicas no painel. O processo revela oportunidades de inovação e diferenciação. Ao analisar cada atividade da cadeia, são identificados os pontos que podem ser aperfeiçoados por meio de tecnologias, melhor distribuição de tarefas ou outros aspectos.

De acordo com o Assessoria de Modernização Fazendária (AMF) o processo já mapeou cerca de 70% da cadeia da Secretaria, e vem identificando maneiras de melhorar os processos, otimizar os recursos e aumentar a eficiência e a qualidade dos trabalhos internos. A previsão é de que o mapeamento, iniciado há dois anos, seja completado até o fim de 2024.