Reportagem finalista de prêmio nacional destaca Projeto Educação Fiscal nas Escolas 21/11/2023 - 11:51

Uma reportagem que destaca projetos de Educação Fiscal apoiados pela Escola Fazendária do Paraná (Efaz-PR), veiculada pela RIC TV Maringá, é uma das finalistas na categoria Imprensa do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, organizado pela Febrafite (Federação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais).

A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual do Paraná implementam continuamente ações voltadas para a Educação Fiscal na sociedade. A matéria intitulada "Projeto teatral fala da importância de não desviar recursos públicos do pagamento de impostos", da jornalista Rosangela Cristini Gris, mostra a peça teatral e o concurso de desenho e frases que integram o Projeto Educação Fiscal nas Escolas, iniciativa que a Efaz-PR mantém, em colaboração com a Secretaria da Educação, a Universidade Estadual de Maringá, Observatórios Sociais e outros órgãos.

O PRÊMIO – Em 2023, 253 projetos concorriam inicialmente ao prêmio, em quatro categorias – Escolas, Instituições, Tecnologia e Imprensa. Desses, 93 avançaram à segunda fase, e para a final, foram selecionados 12 projetos, três em cada categoria.

A comissão julgadora escolheu os projetos finalistas em outubro, e os vencedores serão anunciados no dia 30 de novembro, em solenidade no Auditório da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), em Brasília (DF). O evento contará com a presença de representantes dos projetos finalistas, parceiros, patrocinadores, integrantes da rede de educação fiscal e representantes de entidades governamentais e privadas.

BONS RESULTADOS – O Paraná tem se destacado no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, com resultados notáveis ao longo dos últimos anos. Em 2012, conquistou o 2° lugar na categoria Instituições, representado pelo Observatório Social de Maringá. Em 2013, alcançou o 1° lugar na categoria Escolas graças ao trabalho da professora Deolinda Cornicelli Buosi, da rede estadual no município de Pérola, Noroeste do Estado. Já em 2019, a UEM foi premiada com o 1° lugar na categoria Instituições, enquanto a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) recebeu o 1° lugar na categoria Imprensa.

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal conta com a parceria de diversas entidades, incluindo o Ministério da Educação, Receita Federal, Tesouro Nacional, Enap, Grupo de Trabalho Educação Fiscal (GT 66), Encat (Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), OAB Nacional, Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), Grupo Globo, site Congresso em Foco, além de patrocinadores como BID, Samambaia Filantropias, Anfip, Unafisco Nacional, Sinafresp e Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do DF).