Canais de Atendimento

 
Atendimento ao Cidadão – Receita Estadual

1 - Perguntas Frequentes: confira se a sua dúvida já pode ser respondida de forma rápida e fácil nas Perguntas Frequentes.

2 - Canais Virtuais: acesse os nossos assistentes virtuais de conversação se o seu questionamento for relacionado a:

Tira-dúvidas - IPVA,
Tira-dúvidas - Cadin ou
Tira-dúvidas - Cadastro do ICMS

3 - Fale Conosco : este canal é destinado a atender dúvidas sobre a legislação tributária ou sobre os sistemas operacionais da Receita Estadual. Você pode enviar sua dúvida, por escrito, para o SAC e receber a resposta em até 24h, em dias úteis, pelo email informado. Se sua dúvida for mais complexa, será gerada uma ocorrência para um auditor fiscal, com prazo de 48h para resposta, em dias úteis.

4 - Atendimento por telefone: o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC - REPR) está à disposição para lhe atender.

  • Curitiba e Região: 3200-5009
  • Demais localidades: 0800-041-1528

Horário de atendimento do SAC: das 7h às 19h, em dias úteis.

5 - Atendimento presencial: O atendimento presencial ao público é realizado de forma agendada em algumas Unidades da Receita Estadual. Entretanto, devido à pandemia, este atendimento encontra-se SUSPENSO em todas as unidades.

6 - Unidades da Receita Estadual: aqui você pode consultar informações como, por exemplo, o endereço das unidades da Receita Estadual. 

7 - Portal de Atendimento: o Portal de Atendimento da Receita Estadual (REPR) reúne várias informações úteis em um só local, como as perguntas frequentes, o agendamento, link para consultar a legislação dentre outros.

 
Agendamento - Receita Estadual

Saiba em quais Unidades da Receita Estadual são realizados atendimentos presenciais agendados e também como agendar, consultar, cancelar ou reagendar o atendimento em nosso Portal de Atendimento/Agendamento.

 
Atendimento ao Cidadão - Nota Paraná

Se sua dúvida estiver relacionada ao programa Nota Paraná, é possível consultar as perguntas mais frequentes sobre o programa, ou ainda acessar o canal virtual de conversação Tira Dúvidas – Chatbots

Para alteração de senha e de dados cadastrais, acessar o Portal do Nota Paraná ou entrar em contato pelo Facebook e Instagram, onde as dúvidas também podem ser sanadas.

As reclamações ou denúncias referentes à nota fiscal, podem ser realizadas diretamente no site do Nota Paraná, na aba "Minhas Reclamações". Por meio dessa ferramenta, o sistema registra todas as informações e as encaminha ao lojista, que terá um prazo de 15 dias para responder.

Restando dúvidas, entrar em contato pelo WhatsApp (44) 99122-1756.

Ou, se preferir, pode ligar para os seguintes telefones:

Das 7h às 19h, em dias úteis:

- Curitiba e Região: 3200-5004

- Demais localidades: 0800-644-0934

 
Protocolo Digital

O encaminhamento de solicitações e documentos para a Secretaria da Fazenda ou para a Receita Estadual, pode ser realizado através do e-Protocolo.
O tratamento é todo digital permitindo que o fluxo de documentos seja mais rápido e o acesso dos cidadãos aos serviços públicos seja simplificado, pois pode ser feito inclusive por dispositivos móveis.
Através do serviço é possível abrir um novo protocolado ou consultar o andamento de um protocolo.

Abrir um novo protocolo.

Consultar o andamento de um protocolo.

 
Ouvidoria, Acesso à Informação e Denúncias de Corrupção

A Ouvidoria é o canal de comunicação que faz a ligação entre o cidadão e as diversas áreas da Secretaria de Fazenda (Sefa) e da Receita Estadual do Paraná (REPR).

Somente por meio da ação e colaboração de cada cidadão, será possível realizar modificações e aperfeiçoamentos na administração fazendária.

Se você tem solicitações que não foram atendidas por outros canais, sugestões, elogios, reclamações ou denúncias, entre em contato com os Ouvidores da Sefa e da REPR ou consulte o andamento de sua reivindicação.

A Ouvidoria buscará a melhor forma de auxiliá-lo.

Transparência Fazendária

A Sefa e a REPR disponibilizam inúmeras informações fazendárias na página da Transparência Fazendária e no Portal da Transparência do Estado. No entanto, se você não encontrar o(s) dado(s) que deseja, utilize o requerimento de acesso à informação para solicitá-lo(s) com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

Denúncias de Corrupção

Para denunciar casos de corrupção, preencha todos os campos solicitados no formulário. A proteção à identidade do denunciante está garantida pela Resolução nº 38 da Controladoria Geral do Estado e normas afins vigentes.

Ainda é possível registrar as suas reivindicações e dúvidas de ouvidoria, acesso à informação ou denúncia por meio da Controladoria Geral do Estado:

Fone: 0800 041 11 13, das 8h30 às 18h, em dias úteis

WhatsApp: (41) 3883-4014

Para mais informações, acesse as perguntas frequentes sobre o serviço de ouvidoria e/ou a Cartilha do Cidadão.

 
Pesquisa de satisfação

Você ainda pode nos ajudar a melhorar a qualidade de nosso atendimento. Basta responder à pesquisa de satisfação sobre a Ouvidoria ou à pesquisa de satisfação sobre a prestação de nossos serviços.

 
Vídeo de apresentação

Assista ao vídeo de apresentação dos Canais de Atendimento, para obter mais informações.

 

Estamos à disposição.

Coordenadora do programa Nota Paraná:

Marta Jandira Gambini

SAC da Receita Estadual:

Michele Frizzo Enriquez

Agente de Ouvidoria e Transparência - Sefa:

Clarice Kusma Baisan Fernandes

Ouvidor - REPR:

Davidson Benjamin Lessa Mendes

Corregedor Geral:

Laércio Lopes de Araujo