Sefa alerta sobre golpe que usa indevidamente o nome da instituição 24/09/2025 - 15:13
A Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa) alerta servidores públicos, aposentados e demais cidadãos sobre um golpe que vem sendo aplicado por criminosos utilizando, de forma indevida, o nome da instituição, com uma abordagem semelhante ao do chamado "golpe do falso advogado".
Os golpistas entram em contato afirmando representar a Sefa e alegam que a vítima teria valores a receber. Para liberar esses supostos créditos, exigem o pagamento antecipado de taxas. Em alguns casos, os criminosos chegam a mencionar falsamente setores internos da Fazenda, tentando dar aparência de legitimidade ao golpe.
As vítimas também recebem números de telefone e de processos falsos, sendo orientadas a falar com supostos representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PR) ou do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), numa tentativa de reforçar a fraude.
ATENÇÃO – A Secretaria da Fazenda reforça que jamais solicita depósitos, transferências ou pagamentos de qualquer tipo para liberar valores, nem realiza comunicações oficiais por meio de ligações suspeitas ou mensagens de WhatsApp.
Caso receba qualquer contato dessa natureza, a orientação é não fornecer dados pessoais, não efetuar pagamentos e registrar imediatamente a ocorrência junto aos canais oficiais da Sefa, pelo telefone (41) 3200-5009.