Reunião de Fazenda e Planejamento trata de execuções orçamentárias e destaca importância de alinhamento das pastas 28/02/2024 - 16:28

O secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, o secretário do Planejamento, Guto Silva, a diretora-geral da Secretaria da Fazenda, Marcia do Valle, e a responsável por projetos estruturantes no Planejamento, Cice Cordeiro, reuniram-se nesta quarta-feira (28) para alinhar ações das pastas para o ano de 2024.

Durante o encontro, um tema abordado foi a execução orçamentária, com enfoque em estratégias da Fazenda e do Planejamento para que as demais pastas da administração superem entraves burocráticos e melhorem o índice de liquidação de verbas já empenhadas. Neste ano, a execução orçamentária do Estado passou a ser feita por meio do Siafic, o novo sistema financeiro da gestão estadual.

As discussões de hoje também abordaram os investimentos, cuja alocação estratégica é fundamental para impulsionar o crescimento econômico e social do Estado.

“Fazenda e Planejamento são áreas afins e complementares, portanto uma comunicação eficaz e um bom alinhamento são essenciais para os trabalhos das duas pastas”, salienta Garcia Junior.

A Secretaria da Fazenda é responsável pela gestão financeira e fiscal do estado, incluindo a elaboração do orçamento público, a arrecadação de tributos, a administração da dívida pública e o controle dos gastos governamentais.

O Planejamento, por sua vez, tem como função principal formular políticas públicas e coordenar o Plano Plurianual (PPA), que define os objetivos, diretrizes e metas do governo em horizontes de quatro anos. O PPA se conecta à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Lei Orçamentária Anual (LOA), elaboradas pela Secretaria da Fazenda, uma vez que orienta o orçamento anual.

GALERIA DE IMAGENS