Receita Estadual participa de debate nacional sobre a implementação da Reforma Tributária 28/11/2025 - 09:07

Com o objetivo de aprofundar o debate e alinhar procedimentos para a implementação da Reforma Tributária, a diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta, participou nesta semana, do 80º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT), realizado em Goiânia.

O evento, que teve como tema central o “Novo Ciclo da Tributação”, reuniu representantes de todo o país para discutir os desafios e avanços trazidos pela reforma, especialmente no que diz respeito às inovações tecnológicas, à integração entre os entes federativos e ao fortalecimento da gestão tributária.

“Este é um momento essencial para consolidarmos entendimentos, trocarmos experiências e garantirmos que a transição para o novo modelo tributário aconteça de forma eficiente, integrada e segura para todos os estados”, afirmou Suzane.

A programação do encontro contou com painéis e palestras sobre os impactos da Reforma Tributária, a implantação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e as perspectivas para a administração tributária brasileira. O ENCAT também promoveu o intercâmbio de informações, o compartilhamento de boas práticas, inovações tecnológicas e cases de sucesso entre as unidades federadas, reforçando o papel colaborativo dos estados no novo cenário nacional.

Participaram do encontro também o diretor-adjunto da Receita, Davidson Lessa; Alexandre de Souza, coordenador de fiscalização da Receita; Thiago Serafim, coordenador de arrecadação e cobrança da Receita; e os auditores fiscais Lhugo Tanaka, Eglius Colognesi e Leonardo Bretones.

ENCAT – O encontro funciona como fórum permanente de discussões de temas de relevância para a administração tributária brasileira, como a Reforma Tributária e a sustentabilidade ambiental na tributação. As reuniões geralmente ocorrem a cada três meses, em diferentes locais do país.

Entre os objetivos do evento, estão a disseminação e aperfeiçoamento das normas e técnicas de gestão tributária, o intercâmbio de informações e experiências entre os Fiscos estaduais e a busca por soluções conjuntas para modernização e simplificação da tributação no país.