Receita Estadual participa de ação com foco na educação fiscal em Maringá 31/05/2023 - 14:59

Nesta terça-feira (30), o Grupo de Educação Fiscal de Maringá, do qual a Receita Estadual faz parte, em parceria com o Copejem, a UEM, o Observatório Social,  e o Teatro Marista de Maringá, apresentou a peça teatral “O Auto da Barca do Fisco".

O evento contou com a presença de alunos do Colégio Marista, com a intenção de divulgar também o Concurso de Redação, Frases e Desenhos sobre educação fiscal. Este concurso regional está destinado às escolas públicas e particulares e abrange 25 municípios vinculados ao Núcleo Regional de Educação de Maringá.

A peça é uma comédia de autoria do Prof. Dr. Marcílio Hubner de Miranda Neto, da UEM. Trata-se de um projeto educativo inspirado no Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente) e no Auto da Compadecida (Ariano Suassuna). A mesma traz conceitos de cidadania fiscal de forma leve, além de satirizar a corrupção no país.

A peça estreou em 2004 e encontra-se em cartaz desde então. Já percorreu dezenas de municípios pelo Paraná, além de outros Estados como São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Santa Catarina. Este espetáculo teatral é encenado por servidores públicos da UEM, Receita Estadual, Receita Federal e universitários.

"Através da mensagem transmitida na forma de arte e do teatro aos alunos que assistiram, eles adquirem conhecimento sobre os tributos e subsídios para desenvolverem as redações e participar do concurso. Isto contribui para formar cidadãos conscientes e com uma postura mais proativa diante do espaço público", destaca Rosa Fátima dos Santos, auditora fiscal.

A Sefa/Receita Estadual participa do projeto de Educação Fiscal no Paraná, sob a Coordenação da Escola Fazendária, em parceria com diversos órgãos como: SEED, SETI, Receita Federal e outros. Prestigiaram o evento também a Coordenadora Estadual da Nota Paraná, Marta Gambini e Luciane Nascimento, que trabalha com a Educação Fiscal na Efaz.