Receita Estadual apresenta o ‘Portal dos Municípios’ à Fazenda Municipal de Maringá 03/06/2022 - 10:12

A 9ª Delegacia Regional da Receita de Maringá apresentou nesta quinta-feira (03) aos representantes da Secretaria Municipal da Fazenda o ‘Portal dos Municípios’, ferramenta lançada no último mês para integrar dados econômicos-fiscais entre o estado e municípios.

O instrumento possibilita melhor gestão da realidade econômica de cada cidade e poderá auxiliar nas questões de ordem fiscal, contribuindo para facilitar as decisões dos gestores e para a eficácia da fiscalização e arrecadação municipal.

Para acessar e atualizar informações, as prefeituras devem aderir ao convênio.

Na oportunidade ainda, foram discutidos assuntos referentes ao Índice de Participação dos Municípios (IPM) e a possibilidade de estreitamento das relações entre os órgãos, como a troca de informações e capacitação dos funcionários municipais sobre as obrigações quanto ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“O FPM é uma importante fonte de recursos para os municípios paranaenses, e essa interação entre a Receita Estadual e as prefeituras podem melhorar os processos e o IPM municipal”, ressaltou o delegado da Receita de Maringá, Clóvis Medeiros de Souza.

Estiveram presentes na reunião, o secretário municipal da Fazenda, Orlando Chiqueto Rodrigues e sua equipe, e o assessor regional Marcos Freitas Estela.