Paraná volta a sediar encontro nacional de gestores das finanças estaduais após 12 anos 26/11/2025 - 14:45
O Estado do Paraná voltou a sediar a 86ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin) após 12 anos. O evento, promovido pela Secretaria da Fazenda em parceria com a Escola Fazendária, teve início nesta quarta-feira (26) e segue até o dia 28 de novembro, reunindo representantes de todo o país.
O Gefin desempenha papel de assessoramento ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), contribuindo para a modernização da gestão pública, o aprimoramento da legislação e a harmonização de práticas fiscais por meio da troca de experiências entre os entes subnacionais. Às vésperas da implementação das mudanças previstas pela Reforma Tributária, que começará a ser testada em 2026, o encontro ganha relevância adicional.
A programação começou com as reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) de Contabilidade, Gestão Fiscal, Dívida Pública e Regularidade Fiscal, áreas estratégicas para o equilíbrio financeiro dos estados. Reunindo secretários da Fazenda e gestores responsáveis pelas finanças estaduais, o evento também se consolida como um espaço de capacitação para servidores públicos e de fortalecimento das políticas fiscais no país.
A diretora do Tesouro Estadual, Carin Deda, destacou a importância do momento. “A realização do Gefin no Paraná reforça nosso compromisso com a modernização da gestão fiscal e com a preparação para os desafios que a Reforma Tributária trará. Este é um espaço fundamental para alinharmos práticas, compartilharmos conhecimento e fortalecer a cooperação entre os estados”, destaca.
GEFIN – Trata-se de um órgão composto por representantes dos Estados e do Distrito Federal, vinculado ao Comitê Nacional de Secretários da Fazenda (Comsefaz). É um dos principais órgãos de assessoramento do Comsefaz e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), responsável por acompanhar e discutir questões fiscais e financeiras nacionais com impacto nas finanças dos estados.
O evento reúne os membros do GEFIN e convidados em três dias de atividades, que incluem reuniões técnicas dos Grupos de Trabalho (GT's) e plenárias para apresentação e consolidação das pautas que serão levadas ao Comsefaz e ao Confaz. Cada representante de Estado se inscreve nos GTs de acordo com os temas que têm interesse ou assuntos a serem discutidos.






