Paraná sedia evento nacional sobre ambientes de empreendedorismo e inovação 16/05/2022 - 14:56

O Governo do Estado apoia o programa Teias da Inovação, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A iniciativa consiste em uma série de encontros voltados aos ecossistemas de inovação brasileiros. O próximo evento será realizado nesta quinta-feira (19), no Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), em Toledo, no Oeste do Paraná, com a presença do ministro Paulo Alvim. O evento será presencial, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), a ação é destinada a empreendedores, startups, incubadoras de empresas, pesquisadores, professores, estudantes e representantes do setor público, com foco na sustentabilidade dos polos tecnológicos locais e regionais. Esses públicos podem se beneficiar de diversas iniciativas de fomento oferecidas pelo MCTI para fortalecer ações de pesquisa e desenvolvimento.

Nesta edição, a programação vai abordar temas relacionados à importância de ambientes promotores de inovação, assim como o estímulo à interação entre pesquisa e inovação e o apoio ao empreendedorismo inovador. O intuito é consolidar os sistemas regionais de inovação (SRIs) paranaenses no ecossistema nacional, a fim de atrair investimentos e prospectar negócios.

“A inovação e a pesquisa são fundamentais para mudanças positivas e a realização deste evento reflete os esforços do Estado e do País para debater sobre os ecossistemas e, assim, reforçar ainda mais o potencial para transformar ideias em realidade”, afirma José Maurino de Oliveira Martins, diretor executivo do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), no âmbito da Secretaria da Fazenda.

No Paraná, a edição mais recente do programa Teias da Inovação aconteceu em Londrina, na região Norte, em novembro do ano passado.

GOVERNO – Em um painel exclusivo, representantes do Governo do Estado apresentarão os principais desafios e oportunidades dos ecossistemas de inovação paranaenses. O debate será conduzido pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; o superintendente de Inovação, Andre Telles; e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa.

Para Aldo Bona, a inovação se tornou fator essencial no desenvolvimento socioeconômico, na medida em que se mostra capaz de reforçar a competitividade dos segmentos produtivos locais com efeitos positivos nas economias regionais. “Algumas regiões são exemplos proeminentes da capacidade produtiva e inovativa na geração de soluções tecnológicas, acentuando os desafios da sustentabilidade desses negócios no contexto do crescimento econômico estadual”, afirma.

BIOPARK – Ultrapassando os cinco milhões de metros quadrados, o Biopark atua fortemente no campo da pesquisa e inovação, reunindo quatro instituições de ensino superior: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

O ecossistema também conta com iniciativas sociais e ambientais, além de empresas nacionais e internacionais. Já o município de Toledo integra o Sistema Regional de Inovação (SRI) Iguassu Valey.

Serviço:

Teias da Inovação – Toledo

Data: quinta-feira, 19 de maio

Local: Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark)

Edifício Charles Darwin (Av. Max Planck, 3797 – Zona Rural)

Inscrições para o evento presencial – AQUI

Transmissão ao vivo pelo canal Teias Inovação no YouTube