Paraná fortalece cidadania fiscal com criação do Grupo de Educação Fiscal Municipal em Jaguariaíva 31/07/2025 - 12:03

O Estado do Paraná deu um novo passo rumo à ampliação da cidadania fiscal com o lançamento do Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFM) de Jaguariaíva, realizado nesta quinta-feira (31). A iniciativa integra o plano estratégico do Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE-PR), com apoio técnico da Escola Fazendária do Paraná (EFAZ-PR) e institucional do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR).
O objetivo do GEFM é estruturar e fortalecer a atuação da educação fiscal nos municípios, estimulando uma cultura cidadã e contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública local, especialmente em um cenário de mudanças trazidas pela Reforma Tributária. A proposta visa abranger todos os municípios paranaenses, em articulação com as secretarias municipais e com apoio da AMP (Associação dos Municípios do Paraná).
A diretora da Receita Estadual do Paraná, Suzane Gambetta, reforçou a importância da integração entre as esferas municipal e estadual para a continuidade e sustentabilidade do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). “A Educação Fiscal é um instrumento de transformação social. Quanto mais próximos estivermos dos municípios, mais forte será a consciência cidadã sobre o uso dos recursos públicos”, destacou.
Durante a cerimônia de lançamento em Jaguariaíva, o GEFE-PR apresentou diretrizes estratégicas, experiências bem-sucedidas e metodologias aplicadas pelo estado, contribuindo para a formação técnica do novo grupo municipal. Entre as atribuições do GEFM estão o planejamento e a execução de um plano de ação local, a elaboração de projetos educativos, a articulação com instituições de ensino e a documentação da memória institucional da educação fiscal no município.
“O lançamento do GEFM Jaguariaíva marca o início de uma nova etapa na expansão da educação fiscal no Paraná, integrando esforços locais e estaduais para a construção de uma gestão pública mais eficiente, participativa e transparente”, comenta Luciane Lejambre, coordenadora da Educação Fiscal no Paraná.
A programação do evento incluiu uma palestra da Coordenadora do programa Nota Paraná, Marta Gambini, falando da importância da emissão da nota fiscal e incentivando os cidadãos da cidade a se cadastrarem no programa, que só traz benefícios para a sociedade. Também houve a palestra da diretora-geral do Ministério Público de Contas do Paraná, Barbara Krysttal. Houve ainda uma mesa-redonda com a presença de representantes da AFISCOPR, Sindafep, AMP, AMCG e autoridades municipais.