Paraná fecha 2022 como referência em eficiência da máquina pública 21/12/2022 - 14:10

O Governo do Paraná fecha o ano de 2022 com a segunda máquina pública mais eficiente do País, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado neste semestre pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Com nota de 99,6, houve um salto de quatro posições em relação ao ranking anterior, de 2021. Apenas Santa Catarina aparece na frente e somente os estados do Sul têm pontuação acima de 80.

O ranking é composto por equilíbrio de gênero na remuneração e no emprego público, oferta de serviços digitais, qualidade da informação contábil e fiscal, índice de transparência, custos do Executivo, Judiciário e Legislativa versus PIB, eficiência do Poder Judiciário e produtividade dos magistrados. No indicador de transparência, a evolução foi de 12 posições em relação ao de 2021. Equilíbrio de gênero teve salto de 14 posições.

Segundo o ranking, a melhoria da eficiência da máquina do aparato governamental é condição central para o reforço da legitimidade das organizações democráticas, atributo fundamental para a construção de uma ordem virtuosa para o desenvolvimento. Esse pilar tem peso de 8,2% no ranking final, que apresentou o Paraná como terceiro estado mas competitivo do Brasil, melhor posição na série histórica.

“Essa posição demonstra o quanto o Governo do Estado tem se preocupado com a busca por uma melhor qualidade de vida, proporcionando desenvolvimento econômico, social e ambiental para o Paraná”, destaca o Secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior.

PARANÁ PROTAGONISTA – O Ranking de Competitividade dos Estados identifica, dentro de dez pilares temáticos, quais são os pontos fortes e fracos de todas as unidades federativas do País. O Paraná é o terceiro estado mais competitivo do Brasil e o líder em sustentabilidade ambiental. Outras posições de destaque são em inovação (3º), segurança pública (3º) e educação (5º) – nesse caso, engloba também a educação infantil, sob responsabilidade dos municípios.

whatsapp_image_2022-12-21_at_13.56.06.jpg