Para economista, “tributação deve ser a mãe e o pai de todas as reformas” 29/10/2020 - 14:39

O Brasil é um país com várias reformas em curso. A tributação, porém, deve ser “a mãe e o pai” de todas elas, pois apenas com uma reforma tributária e solidária o Estado e a sociedade brasileira vão conseguir agir em prol de um sistema mais justo e que melhore o crescimento econômico do país. Esta foi a conclusão da palestra do economista José Celso Pereira Cardoso Júnior, presidente da Associação Nacional dos Servidores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Afipea), durante a I Semana da Conscientização Tributaria.

“Uma reforma tributária progressista é componente indispensável para a retomada do crescimento econômico, além de praticar a justiça social tributaria que a gente precisa”, defendeu.

Cardoso Júnior apontou que o Brasil possui um sistema tributário regressivo, no qual os mais pobres pagam mais, porém nem todos recebem serviços públicos de boa qualidade. “A tributação brasileira apesar da sua regressividade intrínseca, apesar dela taxar proporcionalmente os mais pobres – menos pessoas ao longo do tempo vão desfrutando de acesso ao Estado por meio das finanças públicas em relação àquela quantidade de pessoas que contribuiu de alguma maneira”.

Ele concluiu que a questão da tributação deve ser enfrentada com urgência para lidar com o momento de crise que estamos vivendo e garantir a qualidade no atendimento público. “Os serviços públicos de qualidade e a própria democracia só vão poder ser recuperadas se esse problema principal for enfrentado”, finalizou.

ÚLTIMO DIA – A I Semana da Conscientização Tributaria é promovida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e pela Universidade Estadual de Maringá (UEL). O evento segue até esta sexta-feira (30/10), com diversas palestras, debates e painéis. Confirma a programação completa: http://www.semanatributaria.pr.gov.br/Pagina/Programacao