Ouvidoria e SAC da Receita Estadual padronizam atendimento de recepcionistas da Fazenda Estadual 04/07/2023 - 16:12

Com o objetivo de melhorar cada vez mais os atendimentos oferecidos aos contribuintes que buscam informações na Secretaria da Fazenda e Receita Estadual do Paraná, a Ouvidoria da Sefa e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC - REPR) realizaram nesta terça-feira (04) uma capacitação aos recepcionistas do prédio matriz, em Curitiba.

O treinamento focou na importância de ter empatia ao receber o cidadão, acolhimento, compreender a necessidade do contribuinte.  Além disso, os profissionais também receberam orientações para enfatizar ao cidadão sobre o SAC que é o canal de atendimento principal, uma vez que o prédio matriz não realiza atendimento presencial ao público, apenas nas agências da Receita Estadual.

Segundo ouvidora da Sefa, Clarice Kusma, “essa capacitação objetivou padronizar o atendimento dos recepcionistas às demandas dos cidadãos e orientar os caminhos corretos de onde ele consiga solucionar suas demandas”.  

De acordo com a Coordenadora do SAC da Receita Estadual do Paraná, Michele Frizzo Enriquez Dapieve, “a proposta é para que o contribuinte seja sempre direcionado ao atendimento do SAC no caso de dúvidas sobre a IPVA, ITCMD, ICMS, legislação tributária ou sobre os sistemas operacionais da Receita Estadual”.

Atendimento ao Cidadão – Receita Estadual

1 - O Portal de Atendimento da Receita Estadual (REPR) reúne várias informações úteis, dentre elas o agendamento para atendimento presencial, link para consultar a legislação tributária, dentre outros..

2 - O Fale Conosco é o canal destinado a atender dúvidas sobre a legislação tributária ou sobre os sistemas operacionais da Receita Estadual. Você pode enviar seu questionamento, por escrito, para o SAC e receber a resposta em até 24h, em dias úteis, pelo e-mail informado. Em determinados casos, será gerada uma ocorrência para um auditor fiscal, com prazo de 48h para resposta, em dias úteis.

Receita Estadual - O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC - REPR) atende das 7h à 19h, em dias úteis.

  • Curitiba e Região: 3200-5009
  • Demais localidades: 0800-041-1528

3 - O Atendimento presencial é realizado exclusivamente de forma agendada, nas seguintes unidades: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Paranaguá e União da Vitória.

4 - Você ainda pode consultar o endereço das Unidades da Receita Estadual