Nota Fiscal Rural: Receita de Guarapuava realiza ciclo de palestras e capacitações na região 11/04/2024 - 10:35

A 5ª Delegacia Regional da Receita de Guarapuava (DRR) promoveu na última semana um Ciclo de Palestras em vários municípios da região, em razão do início da obrigatoriedade do uso da Nota Fiscal de Produtor Rural Eletrônica (NFPe) em todo o país. As palestras foram conduzidas pelo Auditor Fiscal Antônio José de Oliveira.

Este ciclo visou orientar sobre a obrigatoriedade do uso da NFPe em todas as operações internas ou interestaduais, dentro ou fora do estado, as quais devem ser realizadas de forma eletrônica. Isso implica o uso de um aplicativo fornecido gratuitamente pelo Estado ou um sistema particular homologado.

As palestras tiveram início em março, na cidade de São Mateus, com a participação dos operadores das Prefeituras de São Mateus do Sul, São João do Triunfo e Antônio Olinto. No mês de abril, ocorreu uma palestra destinada aos operadores municipais e produtores rurais em Paula Freitas, todas elas contando com o apoio da Residente Técnica Joice Carla Rocha.

A Prefeitura de Guarapuava e a Receita Estadual do Paraná organizaram também um curso de capacitação sobre o tema para os servidores públicos de Guarapuava, Turvo, Prudentópolis e Candoi. Houve uma palestra direcionada aos produtores rurais de Rio Azul, realizada na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura e cobertura pela rádio local.

VANTAGENS - A nota fiscal eletrônica elimina a prestação de contas na prefeitura, reduz custos com impressão, armazenamento e envio de documentos fiscais, agiliza e garante segurança na transmissão e recepção dos dados fiscais, simplifica obrigações acessórias e incentiva o uso de novas tecnologias.

Produtores com faturamento anual acima de duzentos mil reais em anos anteriores são obrigados ao uso da NFPe em operações interestaduais. Aqueles com cadastros desatualizados devem regularizar a situação para evitar bloqueios na emissão do documento eletrônico.