Governo reforça importância dos parques tecnológicos em evento do Crea-PR 28/10/2022 - 16:40

O Governo do Paraná apresentou o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos (Separtec) como uma das ações estratégicas do Estado para promover inovação durante o 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe (Epec 2022), nesta quinta-feira (27). A apresentação fez parte da Mesa Redonda Inovação Tecnológica no Paraná, que integrou a programação do evento com temas relacionados à infraestrutura, inovação e sustentabilidade. Neste ano, o Epec foi realizado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.

Organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o encontro reuniu representantes de organizações de classes profissionais, inspetores, conselheiros do Crea-PR, estudantes e lideranças estaduais e nacionais das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

O secretário-executivo do Separtec, José Maurino de Oliveira Martins, que atua na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), destacou que as universidades públicas e privadas impulsionam as ações de inovação em todo o território estadual. “Estamos criando um instrumento que articula os parques tecnológicos, unindo iniciativas para um ambiente favorável à pesquisa e à inovação tecnológica, a serviço do desenvolvimento socioeconômico sustentável”, afirmou.

“O objetivo é promover integração para que as universidades possam, de forma sistêmica e transversal a todas as áreas do conhecimento, pensar como serão as cidades do futuro. Essas articulações institucionais propiciam que a inovação seja propulsora do desenvolvimento”, salientou o gestor.

Atualmente, o Paraná conta com 18 iniciativas de parques tecnológicos, localizados em todo o território estadual. Reforçando a tríplice hélice – academia, setor público e iniciativa privada –, a governança tem sido fundamental para estabelecer responsabilidades e assegurar os recursos necessários para a operacionalização desses ambientes indutores do desenvolvimento regional sustentável.

Para o coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Marcos Aurélio Pelegrina, que mediou a Mesa Redonda Inovação Tecnológica no Paraná, os parques tecnológicos são ecossistemas favoráveis à produção de conhecimento.

“O intuito é estimular, cada vez mais, a participação de pesquisadores das universidades e institutos de ciência e tecnologia, principalmente no desenvolvimento de soluções que atendam demandas do setor produtivo empresarial, sem perder de vista o impacto na competitividade empresarial e no desenvolvimento socioeconômico”, pontuou o coordenador.

A programação do Epec 2022 contemplou outras iniciativas inovadoras do Paraná, como o Vale do Pinhão, em Curitiba; o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Parque Científico e Tecnológico de Biociências (Biopark), em Foz do Iguaçu e Toledo, na região Oeste; e o Parque Tecnológico Cidade dos Lagos (Cilla Tech Park) e Vale do Genoma, de Guarapuava, no Centro-Sul do Estado.