Fazenda participa do evento "Bate-Papo com a Rede: Leis Orçamentárias" 28/10/2021 - 16:32

Aconteceu nesta quinta-feira (28) a live "Bate-Papo com a Rede: Leis Orçamentárias" promovida pela Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, em parceria com a Escola Superior do MPPR.

O evento teve como objetivo trazer à discussão a elaboração e a execução das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e das Leis Orçamentárias Anuais (LOA), tanto do ponto de vista prático como teórico.

Entre os convidados estavam Eduardo Castro diretor-geral da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Paraná (SEFA/PR) e Marcia do Valle, diretora de Orçamento Estadual (DOE) da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Paraná (SEFA/PR).

Castro explanou sobre a Lei de Qualidade e Responsabilidade Fiscal do Paraná, que traz importantes inovações em matéria de finanças públicas que é uma das mais inovadoras do brasil. O diretor apresentou detalhes da lei e o cenário das finanças públicas do Estado. “É importante levar a sociedade um retrato da situação do estado e do que a Sefa vem fazendo para manter um equilíbrio nas finanças do estado, para que seja possível continuar prestando bons serviços públicos a população”, ressaltou.

Já diretora de Orçamento Estadual da Sefa, explanou sobre os aspectos práticos das leis orçamentarias, o cenário do sistema orçamentário da Sefa, como é feito o trabalho com o cenário econômico, mudanças de aspectos e riscos. “Os propósitos do Orçamento Público contam com o controle de gastos, a gestão dos recursos e o planejamento, para que a gente consiga entregar da melhor forma possível os serviços para a população”, explicou do Valle.

A live contou também com a participação de Eduardo Cambi, presidente do Colégio de Diretores de Escolas do Ministério Público do Brasil (CDEMP) e  Maurício Kalache procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS