Fazenda lança painel para ampliar transparência na gestão de emendas parlamentares 03/10/2025 - 14:33

A Secretaria da Fazenda, por meio da Diretoria de Contabilidade Geral (DCG), lançou um novo painel de Business Intelligence (BI) para consolidar informações sobre as emendas parlamentares recebidas pelo Estado. A ferramenta atende a uma demanda de centralização de dados que, até então, eram divulgados de forma fragmentada em diferentes sites do governo federal.
O painel contribui diretamente para a correta classificação das informações, considerando as particularidades do controle e da distribuição desses recursos. A iniciativa soma-se a outras ações recentes da DCG, como a Orientação Técnica nº 008/2025, os treinamentos sobre transferências recebidas e sua correta classificação, além dos controles já implementados no SIAFIC.
Segundo a diretora de Contabilidade Geral, Gisele Carloto, a ferramenta é um avanço importante para a gestão pública. “O Estado é constantemente cobrado por diversos órgãos de controle para garantir a correção e consistência da informação contábil relacionada às emendas parlamentares. O painel permite centralizar e visualizar de forma clara os recursos recebidos, além de oferecer direcionamento técnico às unidades gestoras executoras”.
Mesmo com os avanços tecnológicos e normativos, a diretora destaca que a qualidade da informação continua dependendo da atuação na ponta. “O juízo de valor e a clareza da informação para o usuário ainda são fatores decisivos para a qualidade dos lançamentos contábeis”, conclui.
O projeto foi desenvolvido com a colaboração dos servidores Rafael Florêncio, João Mello e Renan Ribeiro, e contou com o apoio da Assessoria Econômica da Sefa, reforçando a integração entre áreas técnicas e estratégicas. Com a iniciativa, o Estado fortalece sua capacidade de análise e gestão contábil, além de compatibilizar os dados com as exigências dos órgãos de controle externo, como o TCE-PR e o governo federal.
Para acessar o painel, clique neste LINK.