Fazenda entrega Medalha de Mérito Fazendário ao Departamento de Economia da UEPG 25/06/2026 - 17:07
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) entregou nesta quinta-feira (25) a Medalha de Mérito Fazendário ao Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A honraria é concedida em reconhecimento à contribuição do departamento para o desenvolvimento de estudos econômicos e para o fortalecimento da gestão pública no Estado do Paraná.
A partir de uma parceria entre a pasta e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a UEPG iniciou um projeto-piloto de capacitação de servidores com a criação de cursos de mestrado e pós-graduação exclusivos voltados para a gestão pública. Lançada em 2025, a iniciativa formou os primeiros mestres no início de 2026 — uma qualificação que se traduz em mais excelência no serviço público prestado ao cidadão paranaense.
“Queremos agradecer profundamente a oportunidade de parceria com a universidade e seus professores. Esse trabalho em conjunto entre academia e nossos servidores certamente é algo que se converte em uma melhor entrega para toda a sociedade”, celebrou o secretária da Fazenda, Norberto Ortigara.
Na mesma linha, a diretora do Tesouro Estadual, Carin Deda, também destacou os frutos que surgem dessa parceria. “Agradecemos o trabalho da UEPG e de seus professores de nos conduzir nesse caminho de alinhar a academia e a prática, transformando o conhecimento em política pública”, diz.
A entrega da Medalha de Mérito Fazendário aconteceu durante o 7º Fórum de Conjuntura Macrofiscal do Paraná, organizado pela Diretoria do Tesouro Estadual (DTE) — evento que contou ainda com a participação do economista do Banco do Brasil, Lucas Cardoso da Silva, que compartilhou análises sobre o cenário econômico e seus impactos na gestão fiscal.
Estiveram também presentes o diretor-geral da SETI, Jamil Júnior; a diretora de Ensino Superior da SETI, Maria Aparecida Knupell; o Coordenador e Professor do Mestrado em Economia da UEPG, Alysson Stege, o próximo reitor da universidade, Ivo Mottin, entre outras autoridades.
















