Fazenda e BID alinham estratégias para implementação do Fundo Soberano do Paraná 12/11/2025 - 15:24
A Secretaria da Fazenda, por meio da Diretoria do Tesouro, recebeu nesta semana uma missão de identificação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em um passo decisivo para a consolidação do Fundo Estratégico do Paraná (FEPR). Trata-se de um novo instrumento voltado ao desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.
A visita técnica teve como foco o alinhamento de estratégias para a estruturação e implementação do Fundo Soberano, que permitirá ao Paraná investir de forma moderna, eficiente e sustentável. O objetivo é fortalecer a capacidade de investimento do Estado, impulsionar a geração de empregos, atrair novas empresas e promover o crescimento econômico com responsabilidade fiscal e ambiental.
A missão faz parte da preparação de uma operação de crédito internacional dentro da linha ProInvestimento do BID, voltada a apoiar projetos inovadores e sustentáveis de médio e longo prazo.
“O Fundo Estratégico vai ajudar o Estado a investir de forma mais moderna e eficiente, com foco em projetos sustentáveis, inovação, agroindústria e infraestrutura. É uma iniciativa que coloca o Paraná entre os estados mais avançados em planejamento financeiro e resiliência climática do país”, destacou o Secretário da Fazenda, Norberto Ortigara.
O Fundo contará com três frentes principais de atuação. A Reserva Estratégica, voltada a apoiar projetos e parcerias de investimento; a Reserva Fiscal, destinada a garantir estabilidade financeira e segurança orçamentária; e a Reserva de Desastres, criada para permitir respostas rápidas a emergências climáticas e ações de reconstrução.
Durante as reuniões, foram debatidos temas como o planejamento técnico da operação, estruturação e capitalização da Reserva Estratégica, além da governança e operacionalização das Reservas Fiscal e de Enfrentamento de Desastres, entre outros pontos fundamentais para o avanço do projeto.






















