Fazenda automatiza envio de informações contábeis e amplia precisão dos dados 13/08/2025 - 16:42

A Secretaria da Fazenda (Sefa), por meio da Diretoria de Contabilidade Geral (DCG) e com apoio da Assessoria Econômica, está implementando um processo automatizado para envio de informações ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), garantindo integração e conformidade com o sistema SEI-CED.
O SEI-CED exige elevada complexidade operacional, com a geração e transmissão de mais de 600 relatórios mensais. Até então, esse trabalho era realizado de forma manual, o que demandava alto esforço e dificultava a conferência integral dos dados enviados.
Para superar esse desafio, a DCG desenvolveu uma solução em tecnologia Python capaz de extrair, tratar e transmitir as informações de maneira sistematizada. A ferramenta também permite conferências automatizadas por unidade gestora e por linha de documento, analisando milhares de registros em tempo recorde e cruzando-os com os dados do SIAFIC (sistema fonte da contabilidade estadual), para assegurar precisão e rastreabilidade.
“A automação representa um marco na modernização da gestão contábil pública, reduzindo significativamente os riscos operacionais e fortalecendo a transparência e a governança fiscal”, destaca Gisele Carloto, diretora de Contabilidade.
O avanço é resultado do empenho técnico de servidores como Renan Goes e Anderson Yuki, com suporte da equipe do Departamento de Contabilidade Geral e da Assessoria Econômica. O novo processo alia rapidez e confiabilidade nas entregas do Estado do Paraná ao TCE-PR, reforçando a eficiência e a qualidade da gestão pública. “Ao compartilhar nossas experiências de automação com a equipe da DCG, ficamos felizes com o resultado de que eles tenham avançado tão rapidamente. Impressiona o quão rápido a solução foi definida e implementada", acrescenta o assessor Rafael Fiorott.