Fazenda, ALEP e TCE alinham automação da conciliação bancária por meio do SIAFIC 21/05/2025 - 16:30
A Secretaria da Fazenda, por meio da Diretoria de Contabilidade Geral (DCG) e da Diretoria do Tesouro Estadual (DTE), realizou nesta terça-feira (21), uma reunião técnica com representantes da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para discutir a automação do processo de conciliação bancária no âmbito do SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle).
A iniciativa busca alinhar estratégias para a padronização e automação das rotinas de conciliação bancária, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, transparente e segura.
“A reunião contou com a participação de técnicos de todos os órgãos envolvidos e representa um passo importante na integração entre os poderes para fortalecer os controles internos e acelerar os processos financeiros”, destaca Gisele Carloto, diretora de contabilidade do Estado.
Já estão previstas novas reuniões técnicas, que deverão contar com a presença das instituições bancárias envolvidas e das equipes responsáveis pela manutenção e aprimoramento do SIAFIC.
SISTEMA – O Siafic, desenvolvido pela empresa Logus em parceria com a Celepar, foi adotado por todos os núcleos fazendários dos órgãos e secretarias estaduais do Paraná, além de integrar os demais Poderes do Estado. A partir de 2024, passou a ser responsável pela execução financeira do Estado, unificando as atividades de planejamento, orçamento, contabilidade e controle.
O sistema faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II) e tem como foco principal promover maior eficiência na aplicação dos recursos públicos. Entre suas funcionalidades, destacam-se a integração entre módulos da administração, avaliação do uso das verbas e a adoção de certificação digital nos processos internos.