Estado e Ambev formatam novos cursos de empreendedorismo feminino e jovem 27/02/2024 - 16:21

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Família assinou nesta terça-feira (27) um termo com a Ambev que prevê investimento de R$ 1,5 milhão em projetos que incentivam o empreendedorismo jovem e feminino. A iniciativa é parte do protocolo firmado entre a empresa e a Secretaria da Fazenda. Os projetos serão executados em 15 municípios, em parceria com a Rede Mulheres, a ONG Gerar (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) e Sedef. As aulas ocorrerão em Centros da Juventude e locais próximos das comunidades atendidas.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, é uma oportunidade para que cada vez mais pessoas, indiferente de sua idade, busquem a sua emancipação. “Queremos que esses jovens tomem o protagonismo de suas vidas, que as mulheres que muitas vezes são as chefes de família possam ter sua fonte de renda melhorada, que as pessoas em situação de vulnerabilidade tenham esse impulso para buscarem uma vida melhor”, destacou.

“A nossa ligação e compromisso com o Paraná são históricos. Desde que iniciamos as nossas atividades aqui, nos empenhamos para que consigamos atender as necessidades do Estado”, destacou o diretor de Impacto Positivo da Ambev, Carlos Pignatar.

Para a execução dos projetos, a Ambev contratou duas empresas que ofertarão cursos para os jovens e para mulheres nos Centros da Juventude. Ao todo, o objetivo é chegar a 2.438 pessoas em situação de vulnerabilidade.

JUVENTUDE – O projeto denominado Bora Empreender Juventude Paraná será executado em parceria com a Gerar para 438 jovens das cidades de Cascavel, Curitiba, Toledo, Londrina, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa e Almirante Tamandaré.

Os participantes devem ter entre 18 e 29 anos, estarem inscritos no CadÚnico e serem indicados para inserção no projeto por meio do CRAS ou pelos Centros da Juventude. Eles participarão de oito encontros presenciais e individualizados, totalizando 32 horas/aulas, além das aulas práticas, durante três meses, com carga horária de 40 horas.

“Nós temos um grande sucesso com o programa Mega (metodologia da propria Gerar para o incentivo ao empreendedorismo) e, com a parceria com o Governo do Estado, tenho certeza de que ele atenderá ainda há mais jovens. Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais inflado. Por que não estimularmos que esses jovens sejam os empreendedores, que assumam o protagonismo de suas vidas?”, destacou o diretor-geral da Gerar, Francisco Essert

PÚBLICO FEMININO – O Bora Empreender com Comida, destinado às mulheres, será desenvolvido pela Rede Mulher Empreendedora (RME) e atenderá 2 mil mulheres em situação de vulnerabilidade, com foco no empreendedorismo alimentar. Ele será executado nos municípios Almirante Tamandaré, Antonina, Araucária, Curitiba, Guaraqueçaba, Itaperuçu, Paranaguá, Pinhais, Quatro Barras e Rio Branco do Sul.

O projeto terá duração de 11 meses e contará com aulas presenciais, com o foco no desenvolvimento de temas como finanças, vendas e empreendedorismo para pequenos negócios. Entre as participantes do programa, 200 serão selecionadas para passar por mentorias e 100 delas receberão recurso financeiro e acompanhamento individual.

O curso contratará também com mulheres multiplicadoras, ou seja, que atuarão como instrutoras e facilitadoras do acesso ao conteúdo. Além de fomentar o empreendedorismo feminino e jovem, o termo de reinvestimento também contribuirá para o fortalecimento da economia local e a geração de emprego e renda em todo o Paraná.

PRESENÇAS – Também participaram da assinatura o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel; a prefeita de Pinhais, Rosa Maria; o chefe da Assessoria de Assuntos Econômicos e Tributários da Sefa, Gilberto Calixto; a chefe de Gabinete Sefa, Priscila Aguiar Mânica; o gerente de Impacto Social da Ambev, Wallace das Neves Ribeiro; a executiva de Novos Negócios da Rede Mulheres Empreendedora, Maria Luisa Sader; o vice-prefeito de Ponta Grossa, Capitão Saulo; e o diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.