Educação Fiscal em Palavras celebra alunos e professores premiados em todo o Paraná 15/10/2025 - 15:20
A Secretaria da Fazenda (Sefa), em parceria com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná (Sindafep), a Secretaria da Educação (Seed) e o Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE), realizou a cerimônia de entrega do Prêmio de Redação 2025 – Educação Fiscal em Palavras, que reconhece o talento e o empenho de estudantes, professores e escolas na promoção da cidadania fiscal. O evento também destacou o trabalho dos educadores, em alusão ao Dia dos Professores, celebrado nesta quarta-feira (15).
As premiações começaram nos dias 13 e 14 de outubro e seguem até 20 de outubro, com entregas regionais realizadas em parceria com delegacias da Receita Estadual e representantes da educação fiscal nas cidades de Rosário do Ivaí, Borrazópolis, Assaí, São Jerônimo da Serra e Querência do Norte.
Com o tema “A importância dos tributos para a sociedade”, o prêmio consolidou-se como um dos maiores concursos educacionais do Estado, mobilizando 13.595 estudantes de 370 escolas, em 149 municípios e 32 Núcleos Regionais de Educação. A iniciativa reforça a importância da educação fiscal na construção de uma sociedade mais consciente sobre o papel dos tributos e o uso dos recursos públicos.
“Mais do que reconhecer talentos, esse prêmio valoriza o papel dos professores como formadores de cidadãos conscientes e reforça o compromisso do Estado com a educação e a cidadania fiscal. Cada texto premiado representa o esforço coletivo de alunos, educadores e escolas na construção de um futuro mais justo, participativo e responsável”, destaca Luciane Lejambre, coordenadora de educação fiscal.
As premiações já realizadas do Prêmio de Redação 2025 – Educação Fiscal em Palavras destacaram talentos de diferentes regiões do Paraná. Em Salto do Lontra, a aluna Alessandra de Carvalho Leite, do Colégio Estadual Irmã Maria Margarida, conquistou o primeiro lugar na categoria 3 (Ensino Médio e EJA), sob orientação da professora Aline Holdefer Cerosoli.
Em Quedas do Iguaçu, o Colégio Estadual José de Anchieta – Ensino Integral foi duplamente premiado: a estudante Vitória Lopes Santana garantiu o primeiro lugar na categoria 2 (8º e 9º ano do Ensino Fundamental II), orientada pelo professor Carlos Alberto Silva Cabral, e a aluna Alice Alana Colombo conquistou o segundo lugar na categoria 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental II), com a professora Alini Czervinski. Já em Ubiratã, a aluna Maria Luiza Romero Pizoni, do Colégio Estadual Cecília Meireles, ficou em primeiro lugar na categoria 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental II), sob orientação da professora Ana Graça de Albuquerque.




























