Diretoria de Orçamento capacita servidores do Estado para o Siafic 02/06/2023 - 12:11

Durante essa semana, a equipe da Diretoria de Orçamento Estadual realizou nova capacitação para a utilização do SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle). O objetivo foi a capacitação para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA 2024 no Siafic.

A diretora-geral da Sefa, Márcia do Valle e a chefe de gabinete da Sefa, Priscila Mânica, também participaram da semana de capacitação.

O treinamento foi com os núcleos e órgãos financeiros das Secretarias de Estado das Cidades; Agricultura; Infraestrutura e Logística; Cultura; Ciência e Técnologia (universidades Uel, Uem, Uepg, Unioste e Unespar); Saúde; Turismo; Administração; Segurança Pública; Justiça; Polícias Militar e Civil; Corpo de Bombeiros; Cohapar; Unespar; Depen; Defesa Civil; Amep e Adapar.
Participaram também servidores dos núcleos financeiros representantes dos outros Poderes (Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público).

O sistema faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II) e será uma ferramenta complementar de transparência, aprimorando a qualidade da aplicação do recurso. O foco é a integração dos sistemas da administração pública com os demais sistemas financeiros, adicionando novas funcionalidades para avaliação do uso dos recursos públicos ou implantando certificação digital.

Ainda ao longo do segundo semestre serão definidas novas datas para capacitação sobre as alterações orçamentárias, contingenciamento, descontingenciamento, alterações Orçamentárias de Receita, além da emissão dos Relatórios de Acompanhamento da Execução Orçamentária.