DIA DO CONTABILISTA 25/04/2022 - 15:11

Segundo dados de 31 de março de 2022, fornecidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), 521.993 Profissionais da Contabilidade possuem registro ativo no Brasil. No Estado do Paraná, somos 33.482 profissionais, sendo 7.681 Técnicos em Contabilidade e 25.801 Contadores.


Em todos os dias são devidos votos de elevada estima e consideração aos profissionais contábeis, mas a data de hoje se destaca, em razão de ter sido neste dia, em 1926, que o Senador João Lyra Tavares, patrono da Contabilidade no Brasil, defendeu a regulamentação da Profissão Contábil no Congresso Nacional.


Evidente que a qualidade dos profissionais é que determina a qualidade das organizações em que estão inseridos, vez que são suas técnicas de registro que possibilitam às pessoas jurídicas se integrarem na sociedade, permitindo que se conheça a sua situação econômica, financeira e patrimonial, bem como o controle pelos diversos usuários interessados na informação contábil.


Dito isto, caros colegas, em mais este ano gostaria de parabenizá-los nesta data tão importante, em especial aos profissionais contábeis da área pública, que ano a ano têm se empenhado, literalmente, no bom desenvolvimento da atividade contábil, elevando a qualidade a níveis de excelência, havendo reconhecimento nacional dos efeitos dos trabalhos realizados por cada profissional contábil do Estado do Paraná.


Um grande e fraternal abraço.


Cristiane Berriel Lima da Silveira
Contadora-Geral do Estado do Paraná