Curitiba ganha segunda unidade do Poupatempo Paraná, a quinta do Estado 19/11/2025 - 11:35
Curitiba ganhou, nesta terça-feira (18), a segunda unidade do Poupatempo Paraná, a quinta do Estado. O vice-governador Darci Piana inaugurou o Poupatempo Curitiba Sul, localizado no Shopping Boulevard, no bairro Xaxim. A unidade vai atender a população que mora ou trabalha na região Sul da cidade, disponibilizando mais de 240 serviços estaduais em um só local.
A expectativa é de que o espaço realize cerca de mil atendimentos por mês. Ele vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para levar mais comodidade, rapidez e qualidade no atendimento ao cidadão. A orientação para os cidadãos é efetuar o agendamento prévio para agilizar o serviço, o que pode ser feito pelo site ou aplicativo, por enquanto disponível para aparelhos celulares com sistema Android.
“Curitiba é considerada a cidade mais inteligente do mundo, e as facilidades que o Poupatempo traz consolidam nossa Capital na busca de soluções e inovações para levar mais agilidade à vida das pessoas”, disse o vice-governador. “Estamos felizes por implantar o Poupatempo no Paraná, que é um projeto que planejamos há anos. Preparamos a estrutura do Estado para garantir esse atendimento de qualidade aos cidadãos”.
No novo espaço, o público pode buscar atendimentos relacionados a veículos e motoristas pelo Detran; segunda via de fatura e religação de energia na Copel; informar vazamento de água ou adesão à fatura digital na Sanepar; obter mais informações sobre o Casa Fácil Paraná com a Cohapar; solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Instituto de Identificação; entre uma série de outros serviços de pelo menos 20 órgãos públicos, entre estaduais e municipais.
A ideia do programa, explica o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, é evitar que o cidadão precise se deslocar muito ou perca tempo em busca de um serviço. “O Poupatempo é uma forma de encurtar caminhos, permitindo que o cidadão, em um mesmo local, acesse centenas de serviços. A gente não quer aquele velho problema de mandar para uma repartição, depois mandar para outro lugar e o cidadão ficar perdendo tempo e dinheiro nesse processo”, salientou.
“Temos mais de 400 serviços mapeados para serem ofertados no Poupatempo e buscamos parceria com as prefeituras e outros órgãos, inclusive do governo federal, para centralizar aqui. Aos poucos, vamos trazendo mais entidades para o Poupatempo”, explicou o superintendente-geral de Governança, Serviços e Dados, Leandro Moura.
Além dos atendimentos físicos, por site ou aplicativo, nos locais onde o programa é instalado também são disponibilizados totens de autoatendimento e de atendimento humanizado, onde é possível conversar com um atendente de uma central. No caso do autoatendimento, é possível acessá-lo dentro do horário de funcionamento do shopping, que fecha mais tarde que a unidade.










