Com tecnologia, público das agências da Receita Estadual pode monitorar normas sanitárias 20/08/2021 - 11:30

As Agências da Receita Estadual que retomaram os atendimentos presenciais mediante agendamento prévio receberam nesta semana a certificação sanitária de uma startup curitibana voltada ao monitoramento de normas estabelecidas dentro de empresas. Contribuintes que forem atendidos nestas unidades poderão conferir as medidas adotadas, principalmente em relação à pandemia, e comunicar de forma anônima e por meio de um QR Code, caso constatem o descumprimento. 

Funciona assim: a startup Local Confiável faz uma auditoria remota na empresa, verificando as normas sanitárias relacionadas especialmente a cuidados preventivos da pandemia, tendo como referência técnica os decretos e protocolos de cada região. Após a empresa estar em conformidade com os requisitos necessários, no caso as unidades da Receita, recebe um selo que atesta o cumprimento de 100% dos requisitos obrigatórios, como uso de máscara entre os colaboradores, álcool em gel nas posições de trabalho e sanitização dos ambientes, entre outros.

Ao frequentar um estabelecimento auditado, clientes e colaboradores apontam o celular para adesivos e placas que contêm um QR Code. Desse modo, acessam a página inicial do sistema em que podem visualizar o nome da empresa, a emissão e a validade do certificado, bem como todos os quesitos adotados no local, além de monitorar e indicar anonimamente, caso algum quesito não esteja sendo atendido.

Com tecnologia, público das agências da Receita Estadual pode monitorar normas sanitárias

AGENDAMENTO ONLINE – Nas agências os atendimentos presenciais, das 13h30 às 17h, ocorrem mediante agendamento prévio, disponível pelo site da Secretaria da Fazenda.

O contribuinte pode, ainda, utilizar o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), nos telefones (41) 3200-5009 (Curitiba e Região) e 0800-041-1528 (demais localidades), no horário das 7h às 19h.

 

GALERIA DE IMAGENS