Cerca de 700 professores participam de seminário sobre educação fiscal em Umuarana 28/08/2012 - 20:00

O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, abriu na manhã desta terça-feira (28) no anfiteatro da Unipar, em Umuarama, no Noroeste do Paraná, o X Seminário Paranaense de Educação Fiscal, que objetiva sensibilizar os participantes sobre a importância socioeconômica do tributo e da aplicação correta dos recursos públicos. Neste ano, 700 professores do ensino fundamental, médio e superior participam do curso.

O evento, que é promovido anualmente, desde 2003, pelo Grupo de Educação Fiscal do Paraná já reuniu aproximadamente 7,5 mil pessoas, entre professores, alunos, funcionários públicos, representantes de clubes de serviços e sociedade, em geral, segundo informações de Nilce Costa de Oliveira Nascentes, coordenadora da Escola de Administração Tributária (ESAT).

Nilce disse que os seminários têm despertado o interesse de um número cada vez maior de pessoas interessadas em se preparar para exercício da cidadania fiscal. “Já se tornou comum ao final dos eventos as pessoas pedirem para programarmos palestras técnicas para entenderem melhor os impostos e o efeito que têm em suas comunidades”, comentou.

A coordenadora informou ainda que o Grupo de Educação Fiscal é integrado pelas Secretarias da Fazenda (SEFA), da Administração e Previdência (SEAP), da Educação (SEED), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), pela Receita Federal do Brasil, Controladoria-Geral da União, pelo Grupo de Educação Fiscal do Município de Curitiba, Centro de Treinamento Regional da ESAF no Paraná, Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e, neste ano, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE),  Universidade Estadual de Maringá e pela Sociedade Eticamente Responsável (SER) de Maringá.

DECRETO – Nilce informou ainda que, logo após a abertura do seminário, que se encerra nesta quarta-feira (29), os secretários da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e da ecretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, assinaram decreto que regulamenta o Programa de Educação Fiscal no Paraná.