Artigo da Contabilidade Geral destaca os desafios na gestão de custos estaduais em periódico do Tribunal de Contas 21/05/2025 - 08:55

A consolidação e gestão de informações de custos ainda representa um dos principais entraves para os governos estaduais brasileiros. Essa é a conclusão central do artigo “Desafios na implantação de um sistema de gestão e consolidação de informações de custos para os Estados da Federação”, de autoria da Diretoria de Contabilidade Geral da Secretaria da Fazenda e publicado na Revista Digital do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCEPR).

Elaborado por Gisele Carloto, diretora geral de contabilidade e pela assessora contábil Edimara Côrtes, o estudo oferece uma contribuição prática ao discutir aspectos relevantes para o planejamento, organização e implantação de sistemas de custos que apoiem a gestão pública estadual. O objetivo é subsidiar a tomada de decisões com base em dados mais estruturados, alinhados à realidade organizacional do setor público.

Segundo Gisele Carloto, o artigo destaca desafios com impacto direto na estruturação de tais sistemas. “Foram apresentados alguns desafios que têm implicações diretas na composição desse sistema e que procuram direcionar ações de visualização prática no auxílio da formulação do sistema, haja vista as poucas publicações nesse sentido e a falta de opções no mercado de informática que atendam o escopo das necessidades de custos no setor público”, explicou.

Em colaboração com o tema, Edimara Côrtes destaca que diante dos dilemas percebidos na construção de um planejamento que pudesse consolidar a efetiva aplicação e realização da geração de uma base de dados de informações de custos, julgou-se procedente o relato do roteiro de pontos considerados fundamentais para o dimensionamento de níveis de investigação adaptados aos Estados dentro desse escopo, considerando o trabalho realizado até o presente momento no Paraná.

A partir da experiência concreta aqui no Estado, as autoras compartilham lições aprendidas no desenvolvimento da plataforma estadual de custos, iniciativa que pode servir de referência para outros entes federativos em processo semelhante.

REVISTA – A Revista Digital do TCEPR, onde o artigo foi publicado, é um periódico trimestral voltado à difusão de conhecimento nas áreas de direito, contabilidade, administração e economia, sempre com foco na atuação da Corte de Contas paranaense. A publicação apresenta jurisprudência selecionada e artigos críticos, apartidários e pluralistas, com o intuito de apoiar os jurisdicionados do TCEPR no aperfeiçoamento da administração pública.