Paraná investe R$ 4,6 bilhões em infraestrutura em quatro anos 05/01/2015 - 11:20
O Governo do Paraná fez nos últimos quatros anos um dos maiores investimentos na melhoria da infraestrutura do Estado. A Secretaria de Infraestrutura e Logística e suas autarquias aplicaram R$ 4,66 bilhões em obras que melhoraram as rodovias, portos, aeroportos, ferrovia e a infraestrutura dos municípios, além da construção, ampliação e reforma de prédios públicos.
“O Estado do Paraná passou por uma das maiores transformações, visando acabar com gargalos logísticos, melhorando a vida dos paranaenses. Para os próximos anos, a previsão é ampliar os investimentos, com parcerias e financiamentos internacionais”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
“A partir de 2015 até 2018, a previsão é aplicar cerca de R$ 9,8 bilhões em obras rodoviárias”, explica o secretário. São recursos de parceiros, como a Votorantim e Klabin, da parceria público-privada da PR-323 e do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujo valor é de US$ 500 milhões. “Sem contar os recursos próprios do DER e do Estado, que aumentam os investimentos em infraestrutura”, completa Richa Filho.
DUPLICAÇÕES – O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Nelson Leal Junior, destacou que o maior avanço no setor rodoviário foi o programa de duplicação de rodovias. São 700,5 quilômetros de duplicações, dos quais 48 quilômetros foram entregues e outros 392 estão em andamento. Somam-se a estas obras mais 260,5 quilômetros que começam em 2015.
“Este foi o maior programa de duplicações dos últimos 25 anos, com obras em todo o Paraná”, disse Leal. O diretor afirmou que quando o governador Beto Richa assumiu a administração do Estado, em 2011, o Paraná contava apenas com mil quilômetros de rodovias duplicadas, entre estradas federais e estaduais.
O diretor explica ainda que as obras estão sendo feitas com recursos próprios e com investimentos das concessionárias. Após negociação com as empresas do Anel de Integração, o Estado garantiu a retomada de investimentos, que somam mais de R$ 1,7 bilhão e que vão duplicar 340 quilômetros de rodovias.
PARCERIAS – Outro avanço importante é a formalização da parceria público-privada que será responsável pela duplicação entre Maringá e Francisco Alves. Serão 220 quilômetros de pistas duplicadas da PR-323, obra que inclui 19 viadutos, 22 trincheiras, 13 passarelas e nove pontes, além de marginais e ciclovias nas áreas urbanas. A nova rodovia também contará com serviços de atendimento ao usuário, com ambulâncias e serviço de guinchos. Ao longo do programa, de 30 anos, serão aplicados R$ 7,7 bilhões.
A previsão é que as obras de duplicações comecem no primeiro trimestre de 2015, atendendo assim mais de um milhão de paranaenses que vivem na região. A gestão da concessão será feita pelo Consórcio Nova 323.
A Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Rio Branco do Sul, também será duplicada em parceria, neste caso com a Votorantim. Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú terão rodovias implantadas e ampliadas, uma parceria do Estado com a Klabin. Estas duas empresas irão investir R$ 700 milhões, que serão abatidos em ICMS pelo programa de crédito outorgado.
AEROPORTOS E FOMENTOS – Outro destaque da Secretaria de Infraestrutura nos últimos quatro anos foi o apoio aos municípios. O Estado ajudou na melhoria da malha de estradas rurais, com o programa Caminhos da Pedra de recuperação de rodovias com pedras poliédricas, que atenderam mais de 2 mil quilômetros. Também foram investidos recursos na construção de 177 pontes de concretos, além do repasse de recursos para compra de massa asfáltica, usada na pavimentação de ruas.
Mais de R$ 35 milhões foram aplicados em obras nos aeroportos municipais, administrados pelas prefeituras. Além da melhoria da infraestrutura dos aeroportos, como a construção do terminal de passageiros em Cascavel, a secretaria ajudou na desapropriação de terrenos para ampliação dos aeródromos, como no caso de Londrina.
MODERNIZAÇÃO DA FERROESTE – O Estado também investiu na modernização da Ferroeste. Em quatro anos, foram aplicados R$ 4,1 milhões em melhorias, contra R$ 768 mil aplicados em oito anos na gestão passada. A Ferroeste ganhou mais locomotivas e vagões e também reduziu o tempo de trânsito entre Cascavel e Guarapuava.
Com faturamento maior, a empresa quitou o passivo dos oito anos da gestão passada, que passava de R$ 13 milhões. E, pela primeira vez na história da Ferroeste, a empresa conseguiu obter uma certidão negativa.
Outro avanço da Ferroeste foi a implantação do Centro Logístico, cujo investimento, em parceria com o setor público, soma R$ 200 milhões. “A meta para os próximos quatro anos é ampliar este Centro Logístico e adquirir mais cinco locomotivas e mais de 400 vagões, dobrando a capacidade de transporte”, disse o diretor-presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin de Araújo.
PORTOS – Nos portos de Paranaguá e de Antonina, os investimentos somam R$ 511 milhões. “Com mais obras e melhorias na gestão, acabaram as filas de caminhões e foi ampliada a capacidade de escoamento. Os investimentos também permitiram a atracação de navios de grande porte”, disse Richa Filho.
O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, disse que algumas mudanças foram fundamentais para as melhorias nos portos. O Estado está concluindo a troca de quatro shiploaders – equipamento que carrega com grãos os navios cargueiros – e substituindo máquinas de 1970 e 1980. Também foram adquiridos 10 guindastes. A dragagem ampliou o canal de Paranaguá e estão em andamentoas melhorias viárias de acesso ao Porto de Paranaguá.
Outro avanço é no planejamento. O Governo do Paraná já concluiu o Plano de Desenvolvimento do zoneamento portuário, que permitirá o arrendamento de área. Para isto, aguarda a autorização por parte do governo federal. Os projetos dos novos píeres já estão prontos, além da ampliação do pátio de triagem.
NOVAS OBRAS – Na área de edificações, a Paraná Edificações aplicou R$ 900 milhões na construção, ampliação e reformas de prédios públicos. Somente na área de Justiça, são 39 obras que já foram entregues. Também foram finalizadas 31 obras em segurança, 18 em saúde e 26 para a Secretaria de Administração, atendendo todas as áreas, com exceção da Secretaria da Educação, que administra suas próprias obras.
“São obras importantes para toda população, como o Hospital do Câncer em Umuarama, o IML de Londrina e o quartel do Corpo de Bombeiros de Matinhos”, disse o diretor da Paraná Edificações, Luiz Fernando Jamur.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
“O Estado do Paraná passou por uma das maiores transformações, visando acabar com gargalos logísticos, melhorando a vida dos paranaenses. Para os próximos anos, a previsão é ampliar os investimentos, com parcerias e financiamentos internacionais”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
“A partir de 2015 até 2018, a previsão é aplicar cerca de R$ 9,8 bilhões em obras rodoviárias”, explica o secretário. São recursos de parceiros, como a Votorantim e Klabin, da parceria público-privada da PR-323 e do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujo valor é de US$ 500 milhões. “Sem contar os recursos próprios do DER e do Estado, que aumentam os investimentos em infraestrutura”, completa Richa Filho.
DUPLICAÇÕES – O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Nelson Leal Junior, destacou que o maior avanço no setor rodoviário foi o programa de duplicação de rodovias. São 700,5 quilômetros de duplicações, dos quais 48 quilômetros foram entregues e outros 392 estão em andamento. Somam-se a estas obras mais 260,5 quilômetros que começam em 2015.
“Este foi o maior programa de duplicações dos últimos 25 anos, com obras em todo o Paraná”, disse Leal. O diretor afirmou que quando o governador Beto Richa assumiu a administração do Estado, em 2011, o Paraná contava apenas com mil quilômetros de rodovias duplicadas, entre estradas federais e estaduais.
O diretor explica ainda que as obras estão sendo feitas com recursos próprios e com investimentos das concessionárias. Após negociação com as empresas do Anel de Integração, o Estado garantiu a retomada de investimentos, que somam mais de R$ 1,7 bilhão e que vão duplicar 340 quilômetros de rodovias.
PARCERIAS – Outro avanço importante é a formalização da parceria público-privada que será responsável pela duplicação entre Maringá e Francisco Alves. Serão 220 quilômetros de pistas duplicadas da PR-323, obra que inclui 19 viadutos, 22 trincheiras, 13 passarelas e nove pontes, além de marginais e ciclovias nas áreas urbanas. A nova rodovia também contará com serviços de atendimento ao usuário, com ambulâncias e serviço de guinchos. Ao longo do programa, de 30 anos, serão aplicados R$ 7,7 bilhões.
A previsão é que as obras de duplicações comecem no primeiro trimestre de 2015, atendendo assim mais de um milhão de paranaenses que vivem na região. A gestão da concessão será feita pelo Consórcio Nova 323.
A Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Rio Branco do Sul, também será duplicada em parceria, neste caso com a Votorantim. Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú terão rodovias implantadas e ampliadas, uma parceria do Estado com a Klabin. Estas duas empresas irão investir R$ 700 milhões, que serão abatidos em ICMS pelo programa de crédito outorgado.
AEROPORTOS E FOMENTOS – Outro destaque da Secretaria de Infraestrutura nos últimos quatro anos foi o apoio aos municípios. O Estado ajudou na melhoria da malha de estradas rurais, com o programa Caminhos da Pedra de recuperação de rodovias com pedras poliédricas, que atenderam mais de 2 mil quilômetros. Também foram investidos recursos na construção de 177 pontes de concretos, além do repasse de recursos para compra de massa asfáltica, usada na pavimentação de ruas.
Mais de R$ 35 milhões foram aplicados em obras nos aeroportos municipais, administrados pelas prefeituras. Além da melhoria da infraestrutura dos aeroportos, como a construção do terminal de passageiros em Cascavel, a secretaria ajudou na desapropriação de terrenos para ampliação dos aeródromos, como no caso de Londrina.
MODERNIZAÇÃO DA FERROESTE – O Estado também investiu na modernização da Ferroeste. Em quatro anos, foram aplicados R$ 4,1 milhões em melhorias, contra R$ 768 mil aplicados em oito anos na gestão passada. A Ferroeste ganhou mais locomotivas e vagões e também reduziu o tempo de trânsito entre Cascavel e Guarapuava.
Com faturamento maior, a empresa quitou o passivo dos oito anos da gestão passada, que passava de R$ 13 milhões. E, pela primeira vez na história da Ferroeste, a empresa conseguiu obter uma certidão negativa.
Outro avanço da Ferroeste foi a implantação do Centro Logístico, cujo investimento, em parceria com o setor público, soma R$ 200 milhões. “A meta para os próximos quatro anos é ampliar este Centro Logístico e adquirir mais cinco locomotivas e mais de 400 vagões, dobrando a capacidade de transporte”, disse o diretor-presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin de Araújo.
PORTOS – Nos portos de Paranaguá e de Antonina, os investimentos somam R$ 511 milhões. “Com mais obras e melhorias na gestão, acabaram as filas de caminhões e foi ampliada a capacidade de escoamento. Os investimentos também permitiram a atracação de navios de grande porte”, disse Richa Filho.
O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, disse que algumas mudanças foram fundamentais para as melhorias nos portos. O Estado está concluindo a troca de quatro shiploaders – equipamento que carrega com grãos os navios cargueiros – e substituindo máquinas de 1970 e 1980. Também foram adquiridos 10 guindastes. A dragagem ampliou o canal de Paranaguá e estão em andamentoas melhorias viárias de acesso ao Porto de Paranaguá.
Outro avanço é no planejamento. O Governo do Paraná já concluiu o Plano de Desenvolvimento do zoneamento portuário, que permitirá o arrendamento de área. Para isto, aguarda a autorização por parte do governo federal. Os projetos dos novos píeres já estão prontos, além da ampliação do pátio de triagem.
NOVAS OBRAS – Na área de edificações, a Paraná Edificações aplicou R$ 900 milhões na construção, ampliação e reformas de prédios públicos. Somente na área de Justiça, são 39 obras que já foram entregues. Também foram finalizadas 31 obras em segurança, 18 em saúde e 26 para a Secretaria de Administração, atendendo todas as áreas, com exceção da Secretaria da Educação, que administra suas próprias obras.
“São obras importantes para toda população, como o Hospital do Câncer em Umuarama, o IML de Londrina e o quartel do Corpo de Bombeiros de Matinhos”, disse o diretor da Paraná Edificações, Luiz Fernando Jamur.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br